Faltando exatos 115 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, na França, a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, se prepara para dar o pontapé inicial em seu próprio evento esportivo: os 1º Jogos Municipais Estudantis e Inclusivos. O evento reunirá todas as escolas municipais para a prática de diversas modalidades esportivas, com o objetivo de promover a socialização, o respeito e a convivência entre pessoas com e sem deficiência.
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 2 de abril, no Ginásio Municipal Metodista, que será reinaugurado após passar por reformas. Localizado na Rua Vinte e Três, no bairro Pacaembu, o espaço receberá os alunos das categorias sub-11, 13 e 15, além dos participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Livre.
Ao todo, serão 12 modalidades esportivas em disputa, incluindo basquete, futsal, vôlei, natação, atletismo e handebol, além de modalidades menos tradicionais como bocha (uma variação do boliche) e goalball (um esporte para pessoas com deficiência visual). As seletivas ocorrerão entre 7 de maio e 20 de junho, com destaque para a realização da paralimpíada em 25 de junho.
Os alunos da Creche ao 3º ano do Ensino Fundamental também participarão do 1º Dia Olímpico Infantil de Queimados, proporcionando uma experiência esportiva inclusiva desde os primeiros anos escolares. Com essa iniciativa, Queimados reforça seu compromisso com a promoção do esporte e da inclusão, celebrando a diversidade e preparando o terreno para um futuro mais igualitário e participativo.