Cidadania Mães Empreendedoras
Um Espaço de Inclusão e Empoderamento da Feira de Mães Empreendedoras de Autistas
Evento mensal destaca o empreendedorismo materno e promove apoio às famílias de crianças autistas em Nova Iguaçu
16/04/2024 07h36 Atualizada há 1 mês
Por: Redação da Folha

No último dia 12 de abril, mais uma edição da Feira de Mães de Autistas Empreendedoras movimentou Nova Iguaçu, oferecendo uma variedade de produtos e oportunidades de negócio para mulheres que buscam complementar a renda familiar enquanto cuidam de filhos com autismo. O evento, que aconteceu das 9h30 às 15h, reuniu mães empreendedoras que comercializaram desde cosméticos até artesanatos e até mesmo perucas, em um ambiente vibrante de empreendedorismo e inclusão.

Uma das participantes assíduas do evento é Simoni da Silva, moradora do Banco de Areia, que viu na Feira uma chance de expandir seus horizontes. "Foi um divisor de águas. Sou empreendedora e trabalho por conta própria. Depois de cinco meses, hoje, eu tenho uma loja", comemora.

Continua após a publicidade

A Feira de Mães de Autistas Empreendedoras, que acontece mensalmente e contou com 16 barracas em sua última edição, é parte integrante do projeto "Convive com um Autista", que oferece atividades destinadas a toda a família. Vitor Gabriel, filho de Simoni da Silva e um dos participantes mirins do projeto, iniciou suas atividades no Espaço Convive há dois anos, onde recebe terapia ocupacional e participa de diversas atividades voltadas para autistas.

Andréa Alves, coordenadora do projeto, iniciou o "Convive com um Autista" em 2021 após ser inspirada pelo contato com uma mãe de autista. No entanto, a jornada a levou a uma descoberta pessoal significativa. "Até então, eu não sabia que eu era mãe de um autista", revela. O projeto, além da feira, oferece uma variedade de dinâmicas, como rodas de conversa, espaço literário, natação e música para crianças autistas. Atualmente, 200 pessoas estão envolvidas na iniciativa.

Para participar do "Convive com um Autista", basta dirigir-se ao CRAS de Santa Terezinha com os documentos necessários, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, número do NIS e laudo médico da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Praça João Pontes 188. O projeto continua a oferecer suporte e inclusão para famílias de autistas em Nova Iguaçu, criando um ambiente de apoio e empoderamento.