Saúde Música como Remédio
Projeto de Musicoterapia Leva Conforto e Esperança aos Pacientes em Nova Iguaçu
Iniciativa nos hospitais locais marca o Dia Mundial da Voz, oferecendo momentos de acolhimento e bem-estar através da música
17/04/2024 08h39 Atualizada há 1 mês
Por: Redação da Folha

A música tem sido reconhecida por sua capacidade única de curar, acalmar e inspirar, e nos ambientes hospitalares não é diferente. Há cerca de um ano, a musicoterapia tornou-se uma parte essencial da rotina do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), e neste mês de abril, expandiu suas ações para o recém-inaugurado Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões, oferecendo momentos de conforto e bem-estar para as gestantes, puérperas e funcionários.

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a cantora Ana Lívia Almeida, de 18 anos, apresentou-se nesta segunda-feira (15) no Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões. Ana, que atua há cerca de um ano com música em hospitais, compartilhou sua paixão pela música e como ela se tornou uma ferramenta vital em sua própria jornada pessoal de lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Seu estilo voz e violão encantou as pacientes e funcionárias, oferecendo uma tarde de emoção e conforto através das canções.

Continua após a publicidade

"A receptividade é sempre maravilhosa. É muito satisfatório ver como os pacientes ficam felizes em receber a música e o sentimento que isso gera neles", ressaltou Ana Lívia.

Ana Cristina de Souza Freitas, internada desde o dia 31 de março, compartilhou como a música se tornou uma fonte de conforto durante este período difícil de saúde. A música proporcionou um alívio bem-vindo em meio às preocupações e incertezas.

O projeto de musicoterapia, realizado por voluntários com experiência em hospitais, busca promover o acolhimento humanizado através da música. Os músicos visitam os setores hospitalares, oferecendo apresentações que incluem um repertório variado de canções, adaptadas às preferências dos pacientes. As visitas ocorrem pelo menos duas vezes por mês, proporcionando momentos de relaxamento e alívio.

Durante este primeiro ano de projeto, o HGNI e o Hospital Iguassú Maternidade Mariana Bulhões já receberam uma variedade de apresentações musicais, desde voz e violão até saxofone, trompete e até mesmo músicas de escola de samba. A música continua a ser uma fonte de inspiração e esperança para os pacientes e seus familiares, demonstrando o poder transformador da arte em ambientes de cuidados de saúde.