O feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º), será marcado por uma celebração vibrante na Praça Vitória, no bairro da Luz, em Nova Iguaçu. O II Festival de Artes de Nova Iguaçu entra em seu segundo mês de eventos, oferecendo circo, artes plásticas, música e cultura popular, todas as atrações gratuitas. O festival é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT).
As apresentações começam às 14h com o "Circo Brasil", um espetáculo diversificado de acrobacias, palhaçaria, contorcionismo e outras formas de expressão da arte circense. Das 14h às 19h, a exposição "Sal", da artista visual e artesã Carol Nascimento, estará na praça, exibindo suas experiências com a representação de Iemanjá, mãe de todos os orixás. Às 15h, o palco recebe o espetáculo "Di Cria", que mistura teatro e malabarismos divertidos.
A partir das 16h, a cultura tradicional ganha destaque na Praça Vitória com "As Panambis de Cultura Popular", um grupo dedicado aos ritmos do Nordeste, apresentando dança e percussão. Em seguida, a Roda Abadá Capoeira exibirá a riqueza dos elementos da dança, música, arte marcial, jogo e religiosidade. O dia de celebração será encerrado com a música do Sambaixada, uma roda de samba tradicional e contemporânea que mostra as raízes do samba na Baixada Fluminense.
Até o dia primeiro de junho, o Festival realizará 65 apresentações artísticas gratuitas em toda a cidade, envolvendo 335 artistas locais, além das equipes de produção, técnicos e todo o entorno dos eventos, incluindo artesanato e gastronomia. O evento oferece cinco modalidades de atrações: Festival de Teatro, Música na Praça, Mostra de Artes Visuais, Sarau Literário e Encontro de Cultura Tradicional.
A programação completa está disponível no site fenig.novaiguacu.rj.gov.br.