Cultura Exposição
Nova Iguaçu Recebeu Exposição Interativa "Nova Iguaçu Na Palma da Mão"
Mostra promovida pelo Shopping Nova Iguaçu atrai autoridades e celebra a história da cidade
21/05/2024 21h01 Atualizada há 6 meses
Por: Wesley Rodrigues
Créditos: Wesley Rodrigues / Folha da Baixada / Grupo RBC

Na última quinta-feira, dia 25 de abril, o Shopping Nova Iguaçu inaugurou a exposição “Nova Iguaçu Na Palma da Mão”, uma iniciativa que visa aproximar os moradores da rica história e cultura da cidade. A mostra, sob a curadoria do arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, contou com a presença de diversas autoridades e personalidades da política, cultura e sociedade da Baixada Fluminense, incluindo o deputado federal Juninho do Pneu, o subsecretário estadual de Cultura Augusto Vargas, o presidente da câmara de vereadores de Nova Iguaçu Dudu Reina, o secretário de Cultura de Nova Iguaçu Marcus Monteiro, e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro Sydnei Menezes.

A exposição, que estará aberta ao público até o dia 19 de maio, oferece uma imersão nos aspectos mais notáveis da cidade considerada a mãe da Baixada Fluminense. Utilizando 14 QR Codes espalhados pelo espaço, os visitantes podem explorar pontos icônicos da região, percorrendo um gigantesco mapa da cidade com mais de 120 metros quadrados. Cada código QR leva a vídeos gravados nos locais selecionados, onde especialistas e personalidades locais compartilham depoimentos sobre a história, geografia e cultura de Nova Iguaçu.

Continua após a publicidade

Durante a visita, o público tem a oportunidade de passear sobre o extenso mapa, identificando e aprendendo sobre ícones históricos e culturais. Além de percorrer os pontos destacados, os visitantes podem explorar locais com os quais têm maior afinidade e conexão, enriquecendo a experiência pessoal e coletiva.

A gerente de marketing do Shopping Nova Iguaçu, Luciane Treigher, destacou a importância de sediar a exposição “Nova Iguaçu Na Palma da Mão”. “Estamos muito felizes em receber esta atividade, que é um grande presente para a população iguaçuana. A cidade possui muitas riquezas históricas e, para nós, é um prazer poder recepcionar um evento tão grandioso como este, que em conjunto, celebra os oito anos do Shopping Nova Iguaçu e o Dia da Baixada”, afirmou Treigher.

Vicente Loureiro, o curador da exposição, agradeceu ao público pela presença e destacou a importância de iniciativas que valorizem a cidade de Nova Iguaçu. “É muito gratificante ver o poder público e a iniciativa privada juntos, em prol de um evento que enaltece a cidade de Nova Iguaçu. A interatividade é um dos pontos altos deste trabalho e esperamos que os públicos de todas as idades possam contemplar a nossa exposição e sintam orgulho da cidade como um todo”, explicou Loureiro.

A entrada para a exposição é gratuita e está localizada no Piso 2 do Shopping Nova Iguaçu, próximo à loja Camicado, com funcionamento das 14h às 20h. Para participar, os interessados devem retirar o ingresso no aplicativo do Shopping Nova Iguaçu, disponível para download nas versões Android e iOS. Cada sessão tem capacidade para até 20 pessoas, com uma permanência máxima de 30 minutos por visitante.

A exposição é uma realização da Arcádia Iguaçuana, dos Amigos da Arte da Cultura, em conjunto com o Centro Social São Vicente (Patronato). Conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), através dos recursos da Lei Paulo Gustavo.