Política Politica
Faltam Menos de Quatro Meses para as Eleições Municipais 2024
Eleitores se preparam para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios; entenda as atribuições de cada cargo
12/06/2024 09h47 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação da Folha
Créditos: Divulgação

Com menos de quatro meses para as Eleições Municipais 2024, os eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros se preparam para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O processo eleitoral é fundamental para definir os responsáveis pela administração e fiscalização das cidades, garantindo o bem-estar e o desenvolvimento local. Mas será que todos os eleitores sabem exatamente quais são as atribuições de cada um desses agentes públicos?

O que Faz o Prefeito?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal e tem a responsabilidade de administrar a cidade, desenvolvendo funções sociais e garantindo o bem-estar dos habitantes. Entre suas principais atribuições estão:

Continua após a publicidade

Além dessas funções, o prefeito também promove o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial, busca convênios, benefícios e auxílios para o município, e apresenta projetos de lei à Câmara Municipal, podendo sancionar ou vetar os projetos aprovados pelo Legislativo. Também cabe ao prefeito intermediar politicamente com outras esferas de poder para beneficiar a população local.

Quais São as Funções do Vereador?

O vereador integra o Poder Legislativo da localidade e é responsável por representar a sociedade na elaboração de projetos de lei e na fiscalização das ações da prefeitura. Suas funções incluem:

Como Prefeitos e Vereadores São Eleitos?

As eleições para prefeitos e vereadores ocorrem de formas diferentes. A eleição para prefeito é pelo sistema majoritário, semelhante ao utilizado para presidente da República, governador e senador. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, pode haver dois turnos se nenhum candidato obtiver mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. Já nos municípios menores, o candidato com o maior número de votos válidos é eleito no primeiro turno.

A eleição para vereador é pelo sistema proporcional, onde os mais votados nem sempre são eleitos diretamente. O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) aplica os quocientes eleitoral e partidário para definir os ocupantes das vagas na Câmara Municipal.

Com a proximidade das eleições, é essencial que os eleitores compreendam bem as atribuições de prefeitos e vereadores para fazer escolhas conscientes que impactarão diretamente o futuro de suas cidades.