A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, juntamente com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), iniciou neste mês o inventário das ofertas e potencialidades do turismo rural e de natureza da cidade.
O secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, destacou que o inventário é uma ferramenta estratégica para a criação de políticas públicas efetivas. “Ele não apenas nos ajuda a entender melhor as potencialidades do nosso município, como também nos direciona a criar políticas que atendam às demandas locais e incentivem o turismo sustentável. Com isso, geramos oportunidades de emprego, movimentamos a economia local e proporcionamos lazer e cultura de qualidade para os nossos cidadãos e turistas”, afirmou.
Durante a semana do projeto, alunos do curso de Turismo da UFRRJ, sob a orientação da professora Isabela Fogaça, foram divididos em grupos para investigar os setores alimentício, rural e cultural. “O inventário tem a finalidade de produzir um levantamento sobre a potencialidade turística da região, formando um roteiro a partir dos produtores que vão compor a cadeia, desde propriedades até artesãos. No final, iremos desenvolver um relatório sobre o que pode ser feito em cada propriedade”, explicou Isabela.
A estudante Ana Clara Vidal comemorou o início da pesquisa: “Para nós estudantes, é muito bom porque estaremos colaborando com a cidade. Com as pesquisas, a população também conhecerá mais sobre os atrativos”, contou.
O secretário Bruno Lourenço finalizou ressaltando a importância da parceria com a UFRRJ. “Essa colaboração nos permitiu acessar uma metodologia rigorosa e uma visão técnica especializada, fundamentais para garantir que o inventário seja completo e eficiente. É uma grande conquista para Magé contar com essa parceria que qualifica ainda mais o nosso trabalho", concluiu.