Quinta, 21 de Novembro de 2024 04:08
(21) 983143759
Cultura Cultura LGBTQIA+

Homens Pink, espetáculo da Cia La Vaca, traz à cena histórias de homens gays 60+ e debate etarismo e contracultura

Inspirado em depoimentos reais e dirigido por Renato Turnes, solo teatral aborda temas como ditadura, Aids e o envelhecimento na comunidade LGBTQIA+

12/11/2024 14h00 Atualizada há 1 semana
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, o Sesc São João de Meriti recebe “Homens Pink”, solo teatral de Renato Turnes, que se inspira em histórias reais de homens gays com mais de 60 anos. A peça, que passará por Madureira e São Gonçalo, baseia-se no documentário homônimo de Turnes, disponível no canal da Cia La Vaca no YouTube. O documentário reúne relatos de nove homens de São Paulo e Florianópolis, que viveram importantes momentos da contracultura, enfrentaram a repressão da ditadura militar e presenciaram o avanço da epidemia de Aids, além de lidarem com o etarismo no cotidiano.

Turnes, que atua, dirige e assina o roteiro do espetáculo, transforma esses fragmentos de vida em uma narrativa que reflete sobre a trajetória da comunidade LGBTQIA+ ao longo das décadas. Com apoio do Edital Sesc Pulsar, a itinerância de “Homens Pink” em novembro, mês do Orgulho LGBTQIA+, ganha um significado especial. “Essa oportunidade que o Sesc proporciona fortalece a visibilidade de questões que ainda são importantes para nossa comunidade”, comenta o diretor.

Aclamado por público e crítica, “Homens Pink” teve uma temporada de sucesso no Sesc Copacabana em 2023. Ao longo de quase 100 apresentações, o espetáculo provocou intensas reações do público. A atriz e produtora Milena Moraes, parceira de Turnes na Cia La Vaca, conta que momentos emocionantes foram vividos na plateia, como o de um casal com um filho trans que se emocionou com a peça. “Os aplausos em cena aberta variam de momentos cômicos aos mais dramáticos, e muitos espectadores saem comovidos e ainda embalados pela trilha sonora dançante de Hedra Rockenbach, inspirada na música eletrônica dos anos 80 e 90”, relata Milena.

Durante os 50 minutos do espetáculo, Turnes, aos 50 anos, assume múltiplos papéis no palco, conduzindo a plateia por uma viagem cativante e provocativa, com o apoio de recursos visuais, uma trilha envolvente e mudanças de figurino ao vivo. Diretor artístico da Cia La Vaca, Turnes já se destacou com a “Trilogia Lugosi”, além de dirigir e atuar em diversas produções como “Mi Muñequita” e “Uz”.

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.

Serviço:
Homens Pink – Cia La Vaca
Roteiro, atuação e direção: Renato Turnes
Circulação Sesc | Edital Sesc Pulsar
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)
Duração: 50 minutos
Data e Local:
14/11 – Sesc São João de Meriti – 19h
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João de Meriti - RJ

São João de Meriti - Rio de Janeiro

Sobre o município
São João de Meriti, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro, é uma cidade que combina história, diversidade cultural e dinamismo urbano. Reconhecida por sua economia diversificada e sua comunidade vibrante, São João de Meriti é um importante centro urbano na Baixada Fluminense. Com uma rica herança histórica, a cidade preserva monumentos e construções antigas que remontam ao período colonial brasileiro, proporcionando aos visitantes uma viagem ao passado.
Queimados, RJ
Atualizado às 01h05
23°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 28°

24° Sensação
1.22 km/h Vento
96% Umidade do ar
100% (1.52mm) Chance de chuva
Amanhã (22/11)

Mín. 20° Máx. 22°

Chuva
Amanhã (23/11)

Mín. 18° Máx. 20°

Chuva
Mais lidas