Água Parada Preventiva
Cedae realizará manutenção no Sistema Guandu em 26 de novembro
Intervenção preventiva contará com mais de 500 profissionais e impactará abastecimento em municípios do Rio e da Baixada Fluminense
22/11/2024 11h59 Atualizada há 23 horas
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) anunciou que o Sistema Guandu será paralisado no dia 26 de novembro, das 0h às 22h, para a manutenção preventiva anual. A ação tem como objetivo preparar a estrutura para o aumento do consumo de água durante os meses mais quentes do ano, especialmente no verão, quando o sistema opera em sua capacidade máxima.

O desligamento, inicialmente programado para começar às 4h, foi antecipado a pedido das concessionárias de distribuição de água, como Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, para permitir a execução simultânea de serviços em seus sistemas.

Continua após a publicidade

Responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, o Sistema Guandu engloba a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão. Durante o período de manutenção, o fornecimento de água será suspenso em municípios como Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

A intervenção contará com mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas e mecânicos, que realizarão inspeções, reparos, ajustes eletromecânicos e limpeza de estruturas inacessíveis durante a operação regular. Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, destacou a importância da medida:

— A manutenção anual é uma medida de segurança para garantir o pleno funcionamento do sistema durante os períodos de alta demanda. Assim, prevenimos falhas e asseguramos que a estação opere com capacidade total.

Além da manutenção regular, esta edição incluirá obras de modernização, como a instalação de válvulas dos macromedidores, equipamentos que auxiliam no controle de perdas de água.

A Cedae recomenda que a população armazene água e adie tarefas não essenciais que demandem grande consumo. Após o término da manutenção, a operação do sistema será retomada gradativamente.

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.