Água Abastecimento Seguro
Cedae conclui manutenção preventiva no Sistema Guandu
Operação está em 78% da capacidade enquanto concessionárias finalizam reparos
27/11/2024 19h45 Atualizada há 2 meses
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) concluiu, às 22h da última terça-feira (26), a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu. Após o término do serviço, foi iniciada de forma gradual a retomada do tratamento de água.

Nesta quarta-feira (27), o sistema opera com 78% de sua capacidade, conforme solicitado pelas concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, que ainda realizam reparos nas redes de distribuição. A produção total será retomada assim que os serviços forem finalizados.

Continua após a publicidade

O abastecimento nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados deverá ser normalizado conforme cronogramas das concessionárias responsáveis.

O Sistema Guandu, composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e pela Elevatória do Lameirão, é essencial para abastecer mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio e na Baixada Fluminense. A manutenção anual, que envolveu mais de 500 profissionais, é fundamental para garantir o pleno funcionamento do sistema durante o verão, quando a demanda por água é maior.

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.