Política Crise Financeira
Prefeitura de São João de Meriti enfrenta dívida de R$400 milhões e decreta estado de calamidade financeira
Novo governo anuncia medidas emergenciais para evitar a paralisação de serviços essenciais e conter os impactos da crise
10/01/2025 21h28 Atualizada há 1 semana
Por: Marcus Vinicius
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João de Meriti vive uma grave crise financeira que resultou no decreto de estado de calamidade financeira, publicado no

Loading...

Diário Oficial desta sexta-feira (10). O governo atual encontrou uma dívida superior a R$400 milhões, além de diversos problemas administrativos, afetando diretamente a prestação de serviços à população.

De acordo com a equipe econômica da nova gestão, a situação é ainda mais crítica devido a atrasos no pagamento do 13º salário dos servidores municipais, queda nos repasses de verbas ao município e o bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios. Além disso, unidades de saúde estão funcionando com capacidade reduzida, e há dificuldades na coleta de lixo e problemas financeiros no Instituto de Previdência dos inativos.

Continua após a publicidade

O decreto número 7337, que tem validade de 120 dias, descreve o risco de interrupção dos serviços essenciais em áreas como saúde, educação, limpeza pública e assistência social. Como parte das medidas emergenciais, o governo decretou a redução de até 30% nos contratos administrativos, 20% na folha de pagamento e suspensão de todas as despesas relacionadas ao Carnaval de 2025. Além disso, será realizada uma revisão de até 20% nos programas municipais.