Carnaval Carnaval 2025
Representantes da Baixada Fluminense brilham na passarela do samba
Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos da Baixada Fluminense prometem levar o brilho e a tradição da região aos desfiles do Grupo Especial, Série Ouro, Série Prata, Série Bronze, Grupo de Avaliação e nos Grupo I e Grupo II
26/01/2025 20h50 Atualizada há 2 meses
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação

O Carnaval Carioca 2025 promete ser um espetáculo inesquecível, e as agremiações da Baixada Fluminense estão preparadas para fazer história em suas respectivas organizações. Com desfiles distribuídos entre a Avenida Chile, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e a Avenida Intendente Magalhães, essas escolas e blocos reforçam a força cultural da região no maior evento popular do mundo.

Pelo Grupo Especial, organizado pela LIESA e com transmissão pela Rede Globo, a Beija-Flor de Nilópolis será a segunda escola a desfilar na segunda-feira, dia 3 de março. Já na terça-feira, dia 4 de março, é a vez da Grande Rio, terceira escola a entrar na avenida, levando o orgulho de Duque de Caxias ao público.

Continua após a publicidade

Na Série Ouro, promovida pela LIGARJ e com transmissão pela Band Rio, as escolas Inocentes de Belford Roxo e Unidos da Ponte representarão a baixada na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, como a terceira e a quarta agremiações a cruzar a Sapucaí.

A Avenida Intendente Magalhães será palco da Série Prata, Série Bronze e Grupo de Avaliação organizada pela Superliga Carnavalesca do Brasil. No domingo, dia 2 de março, para a Série Prata, Chatuba de Mesquita e Independente da Praça da Bandeira se apresentam como a quarta e a quinta escolas. Já na segunda-feira, dia 3, é a vez de Império de Nova Iguaçu e Leão de Nova Iguaçu, enquanto na terça-feira, dia 4, as agremiações Império da Uva, Tubarão de Mesquita e Alegria do Vilar fecham com chave de ouro a participação da região.

Os Blocos de Enredo, coordenados pela FBCERJ (Federação dos Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro), prometem agitar simultaneamente a Avenida Intendente Magalhães (Grupo I) e a Avenida Chile (Grupo II), no sábado, dia 1º de março. Entre os destaques, estão Independente de Nova América, Unidos dos Bandeirantes e Império do Gramacho, pelo Grupo I, e Amigos da Tinguá e Bloco do China, pelo Grupo II.

A transmissão dos desfiles da Superliga Carnavalesca do Brasil e da Federação dos Blocos ainda está em negociação e poderá ser exibida pelo Grupo RBC (assim como aconteceu em anos anteriores), fortalecendo o acesso à cultura carnavalesca. Enquanto isso, os desfiles da LIESA e LIGARJ terão cobertura especial com notícias e drops exclusivos das agremiações da Baixada Fluminense.

Com samba no pé e o coração cheio de emoção, as escolas e blocos da baixada prometem fazer história no Carnaval Carioca 2025, levando o brilho e a tradição da região para os holofotes do mundo.