Folha da Baixada
Cultura Preservação Cultural
Magé valoriza sua história com projeto de preservação da Capela de Nossa Senhora da Estrela dos Mares
Prefeitura realiza visita técnica para levantamento de dados e conservação do Sítio Arqueológico Vila da Estrela
29/01/2025 10h02 Atualizada há 3 meses
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo, realizou na última quinta-feira (23) uma visita técnica às ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Estrela dos Mares, localizada no Parque Estrela. O objetivo da ação foi coletar dados para a elaboração de desenhos técnicos e um projeto de escoramento, garantindo a preservação do Sítio Arqueológico Vila da Estrela.

O secretário de Habitação e Urbanismo, Marcos Pencai, destacou a importância da iniciativa.

Continua após a publicidade

Essa etapa foi muito importante, pois é a partir dela que conseguiremos identificar os problemas e propor as soluções necessárias para a conservação da construção. Esse levantamento de hoje é prova do compromisso dessa gestão com o patrimônio histórico e arqueológico do município, no sentido de compatibilizar o patrimônio arqueológico com o ordenamento territorial”, afirmou.

A Capela de Nossa Senhora da Estrela dos Mares foi fundada por volta de 1650 na antiga Vila da Estrela, um local estratégico no período colonial e no Império por integrar a variante do Caminho Novo das Minas Gerais, principal rota comercial durante os ciclos do ouro e do café.

Com o tempo, e devido às transformações urbanas e econômicas, a capela foi abandonada em 1893, restando apenas suas ruínas, que testemunham a rica história de Magé. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e reconhecida como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção segue como um importante símbolo da memória cultural do município.

A visita técnica marca um passo essencial para garantir a preservação desse patrimônio, reforçando o compromisso da Prefeitura de Magé com a valorização da história local.

O Grupo RBC tem uma série de vídeos falando sobre esse caminho e que Magé tem uma marca fundamental na nossa historia.