Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Olho de Hórus II, visando reprimir crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com cenas de violência sexual infantil na internet.
Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada na cidade de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a operação, a PF apreendeu o celular do suspeito, que será submetido à perícia técnica criminal.
As investigações tiveram início em 2024, após um órgão de segurança dos Estados Unidos encaminhar um ofício ao Brasil por meio de cooperação policial internacional. No documento, foi reportada a identificação de arquivos contendo abuso sexual infantil sendo compartilhados em um site da Dark Web.
A partir das apurações, a PF conseguiu identificar o autor das postagens em território nacional e constatou que o suspeito, um homem de 43 anos, também utilizava uma rede social para disseminar conteúdos da mesma natureza. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu (DPF/NIG) para prestar depoimento e poderá responder pelos crimes investigados.
Se condenado, o investigado pode enfrentar uma pena de até 10 anos de prisão pelo armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.