Polícia Operação da PF
PF deflagra Operação Olho de Hórus II e combate crimes de abuso infantil na internet
Mandado foi cumprido em Seropédica, na Baixada Fluminense; investigado pode pegar até 10 anos de prisão
03/04/2025 07h51 Atualizada há 1 semana
Por: Redação da Folha

Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Olho de Hórus II, visando reprimir crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com cenas de violência sexual infantil na internet.

Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada na cidade de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a operação, a PF apreendeu o celular do suspeito, que será submetido à perícia técnica criminal.

Continua após a publicidade

As investigações tiveram início em 2024, após um órgão de segurança dos Estados Unidos encaminhar um ofício ao Brasil por meio de cooperação policial internacional. No documento, foi reportada a identificação de arquivos contendo abuso sexual infantil sendo compartilhados em um site da Dark Web.

A partir das apurações, a PF conseguiu identificar o autor das postagens em território nacional e constatou que o suspeito, um homem de 43 anos, também utilizava uma rede social para disseminar conteúdos da mesma natureza. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu (DPF/NIG) para prestar depoimento e poderá responder pelos crimes investigados.

Se condenado, o investigado pode enfrentar uma pena de até 10 anos de prisão pelo armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.