Segunda, 07 de Abril de 2025
17°C 29°C
Queimados, RJ

Chuva forte provoca transtornos e coloca cidades da Baixada em estado de alerta

Duque de Caxias, Belford Roxo, Guapimirim e Magé registram mais de 200 mm de chuva; São João de Meriti entra em alerta máximo

Por: Redação da Folha
06/04/2025 às 09h31 Atualizada em 06/04/2025 às 09h36
Chuva forte provoca transtornos e coloca cidades da Baixada em estado de alerta
Bairro Vila Maia, em Belford Roxo, estava alagado na manhã deste sábado (5) Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde sexta-feira (5) têm causado grandes impactos na Baixada Fluminense e região serrana. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), até o início da noite de sábado (6), os acumulados de chuva chegaram a 237 mm em Duque de Caxias, 230 mm em Belford Roxo, 218 mm em Guapimirim e 204 mm em Magé.

Os altos volumes de precipitação são consequência da atuação de uma frente fria na costa, que junto ao aporte de umidade do mar e uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão no Atlântico, tem favorecido a formação de nuvens carregadas sobre o estado.

O município de São João de Meriti entrou em estado de alerta máximo após registrar mais de 80 mm de chuva em apenas 24 horas, com diversas ocorrências de alagamentos. Em Duque de Caxias, os temporais provocaram queda de barreira na BR-040, interditando o trecho de descida sentido Rio de Janeiro, na altura do km 87. Ainda pela manhã, a praça de pedágio na subida da serra também foi interditada preventivamente por mais de uma hora.

Em Nova Iguaçu, moradores da região de Tinguá receberam um aviso sonoro preventivo de possível inundação diretamente nos celulares — é a primeira vez que esse tipo de alerta é usado na cidade, que está em estágio de atenção.

Belford Roxo registrou chuva acumulada em 48 horas equivalente ao esperado para 50 dias — mais de 210 mm. A prefeitura local informou que, apesar da intensidade da chuva, não há desabrigados ou desalojados até o momento, embora ainda existam pontos de alagamento. O município também contabilizou duas quedas de árvores, dois deslizamentos, um desabamento e a queda de um muro.

Nos municípios de Guapimirim e Magé, diversos rios transbordaram, impulsionados pelos acumulados elevados e pela proximidade com as cidades serranas de Teresópolis e Petrópolis, também fortemente atingidas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta para o transbordamento dos rios em várias cidades fluminenses.

A Rádio Baixada segue acompanhando em tempo real todas as informações sobre os impactos das chuvas na região. Continue ligado em nossa programação e acesse: radiobaixada.com.br para atualizações ao vivo e orientações da Defesa Civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários