Energia Irregularidades
Energia Legal identifica mais de 350 irregularidades em Magé
Ação da Enel Rio flagra fraudes em medidores, realiza atendimentos e promove troca de lâmpadas por modelos mais econômicos
23/04/2025 09h27 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação da Folha
Foto: Reprodução

Na última semana, o projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, passou por Magé e identificou 354 irregularidades em unidades residenciais e comerciais. A maior parte das fraudes (93%) foi registrada em residências, enquanto os outros 7% ocorreram em comércios. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da concessionária, que desde 2019 já detectou cerca de 29,3 mil furtos de energia em sua área de concessão.

Durante a edição realizada no município, a equipe da Enel também ofereceu 219 atendimentos por meio da estrutura móvel montada no local. Um dos destaques foi a campanha de consumo consciente: moradores que participaram das palestras puderam trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED — mais econômicos e duráveis. Ao todo, 232 pessoas se beneficiaram da troca. Além disso, 21 clientes aproveitaram a oportunidade para negociar e parcelar suas contas de energia com condições facilitadas.

Continua após a publicidade

De acordo com Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio, o trabalho conjunto das áreas da empresa tem sido fundamental para combater os furtos de energia. “Ao minimizar este tipo de ocorrência, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou.

A concessionária alerta que o furto de energia, além de ser crime com pena de um a quatro anos de prisão, impacta diretamente na qualidade do serviço, provoca quedas de energia e, se eliminado, poderia reduzir em até 5% as tarifas cobradas.

A Enel também reforça que o famoso “gato” coloca vidas em risco, uma vez que a manipulação indevida da rede elétrica pode causar acidentes graves e fatais. Casos de fraude podem ser denunciados anonimamente pelo aplicativo Enel Rio ou pela Central de Relacionamento no número 0800 280 0120.