Saúde Vacina Nilopolitano
“Vacina Nilopolitano” promove Dia D contra o sarampo neste sábado (26)
Ação acontece no Calçadão da Mirandela, das 9h às 16h, com vacinação para pessoas de 6 meses a 59 anos
25/04/2025 12h30 Atualizada há 6 dias
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação PMN/ Mateus Carvalho

A Prefeitura de Nilópolis realiza neste sábado, dia 26 de abril, o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, por meio do programa Vacina Nilopolitano, que visa intensificar a imunização da população e prevenir novos casos da doença. A ação acontece no Calçadão da Mirandela, no Centro, das 9h às 16h, com aplicação gratuita da vacina para pessoas de 6 meses a 59 anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, André Esteves, há um esquema vacinal específico para cada faixa etária.

Continua após a publicidade

“A dose zero é para bebês de 6 a 11 meses. A primeira dose é aplicada em crianças de até 12 meses, e a segunda, aos 15 meses. Entre 15 meses e 29 anos, são necessárias duas doses, com intervalo de um mês. Para adultos de 30 a 59 anos, é uma dose única. Profissionais de saúde devem receber duas doses também”, explicou.

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação no ato da imunização.

As unidades de saúde do município já estão aplicando as vacinas em todas essas faixas etárias, com exceção dos postos Central e Complexo de Saúde Dr. Jorge David. A campanha também alcança alunos e profissionais das redes municipal e particular de ensino.

O objetivo da ação é impedir a circulação do Morbillivirus, responsável pelo sarampo, que embora não tenha registros recentes em Nilópolis, teve caso confirmado em São João de Meriti.

“O sarampo ainda é uma das principais causas de mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Diante da confirmação em município vizinho, o Ministério da Saúde recomendou reforço imediato na cobertura vacinal em toda a Baixada Fluminense”, afirmou o secretário.

Sintomas e orientações
Os principais sintomas do sarampo incluem febre alta (acima de 38°C), manchas vermelhas no corpo (exantema), dor de cabeça, conjuntivite e coriza.

“Crianças com esses sinais devem ser levadas imediatamente à UPA ou ao hospital mais próximo”, orientou Esteves.

Contraindicações
A vacina não é recomendada para mulheres que estão planejando engravidar, gestantes ou puérperas (recentemente deram à luz).

“Caso a puérpera receba a vacina por engano, ela deverá suspender a amamentação por 15 dias”, alertou o secretário.

O Vacina Nilopolitano reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e com a erradicação de doenças preveníveis por vacinação. A orientação é que toda a população apta procure o ponto de vacinação neste sábado e mantenha sua caderneta em dia.