Domingo, 18 de Maio de 2025

Paracambi promove 1° Cine Inclusivo e reforça compromisso com a inclusão cultural

Evento gratuito reuniu mais de 200 pessoas em praça pública e integrou o programa “Paracambi Anticapacitista”

Por: Redação da Folha
28/04/2025 às 16h39 Atualizada em 29/04/2025 às 13h37
Paracambi promove 1° Cine Inclusivo e reforça compromisso com a inclusão cultural
Foto: Victor Ruy

No último domingo (27), a Prefeitura de Paracambi, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, realizou o 1° Cine Inclusivo, um marco para a democratização do acesso à cultura no município. O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu mais de 200 pessoas em praça pública, com estrutura acessível e intérprete de Libras para atender pessoas com deficiência auditiva.

A ação contou com o apoio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e do Governo do Estado, que forneceram a estrutura necessária para a realização do evento. Integrado ao calendário do programa “Paracambi Anticapacitista”, o Cine Inclusivo destacou a importância de tornar a cultura acessível a todos, reafirmando o compromisso da cidade com a igualdade e a diversidade.

O impacto da iniciativa foi sentido principalmente entre pessoas com deficiência e seus familiares, promovendo não apenas o acesso ao entretenimento, mas também a reflexão sobre a construção de uma sociedade mais justa e empática. “Eventos como esse mostram que a cultura é um direito de todos e deve ser acessível a todos, independentemente de suas condições. É um passo importante para construir uma Paracambi mais justa, inclusiva e igualitária”, afirmou Lorena Madrinha, secretária municipal de Direitos Humanos.

O programa “Paracambi Anticapacitista” surgiu para combater o capacitismo — a discriminação baseada em capacidades físicas ou cognitivas — e promover o respeito à diversidade no município. “Há uma discriminação que hierarquiza as pessoas com base em suas capacidades. Nosso objetivo é combater a falsa crença de que algumas pessoas são mais capazes que outras para viver, trabalhar, amar e participar da sociedade”, destacou Lorena.

As próximas ações do programa incluem a ampliação de atividades educativas e culturais, a produção de conteúdos acessíveis e a criação de espaços de diálogo sobre inclusão em todo o município. A meta é transformar Paracambi em um modelo de cidade inclusiva, onde todos tenham acesso igualitário a direitos, serviços e oportunidades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários