A Copa Rio 2025 está oficialmente lançada. O sorteio dos confrontos foi realizado na tarde desta terça-feira (29/04), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), e definiu o caminho dos 24 clubes participantes na disputa por vaga na Copa do Brasil, na Série D do Campeonato Brasileiro e uma premiação de R$ 500 mil.
Com início previsto para o dia 25 de junho, a competição será disputada em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Na primeira fase, entram 16 clubes das Séries A2, B1 e B2. Já os oito clubes da Série A do Carioca estreiam na segunda fase, aguardando os classificados.
A região da Baixada Fluminense terá três representantes de peso na Copa Rio: Artsul, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, todos acompanhados de perto pelo Grupo RBC. Cada um inicia a trajetória com um olho na classificação e outro na possibilidade de calendário nacional em 2026.
O Artsul, de Nova Iguaçu, enfrentará o Petrópolis na primeira fase. O jogo de ida será no Estádio Nivaldão, e a volta na Região Serrana. Caso avance, o adversário na segunda fase será o atual campeão Maricá.
Já o tradicional Duque de Caxias terá pela frente o Carapebus, com o jogo de ida previsto para Cardoso Moreira e a decisão da vaga no Estádio Marrentão, em Xerém. Se passar, terá um grande desafio contra o Madureira.
O Nova Iguaçu, clube mais consolidado da região nos últimos anos, estreia diretamente na segunda fase e enfrentará o vencedor de São Gonçalo EC x Olaria, prometendo um duelo equilibrado logo na estreia.
A organização também confirmou que ao menos uma partida por fase será transmitida pelo Cariocão TV, garantindo visibilidade aos clubes e valorizando o futebol fora da capital.
Confrontos da primeira fase e cruzamentos da segunda quem avançar:
Chave A: Niteroiense x America → Audax Rio
Chave B: Paduano x Cabofriense → Boavista
Chave C: São Gonçalo x Olaria → Nova Iguaçu
Chave D: Bonsucesso x Araruama → Sampaio Corrêa
Chave E: Artsul x Petrópolis → Maricá
Chave F: Carapebus x Duque de Caxias → Madureira
Chave G: Campo Grande x Americano → Bangu
Chave H: Pérolas Negras x Resende → Portuguesa
A expectativa é de uma Copa Rio equilibrada e com grandes histórias para os clubes da Baixada Fluminense, que seguem firmes na missão de representar a região no cenário nacional.