A partir das 19h30 desta sexta-feira, 02 de maio, os ônibus com tarifa zero começam a circular em Japeri, atendendo às mesmas rotas e horários anteriormente operados pela empresa Gardel Turismo. A iniciativa da Prefeitura visa garantir o transporte municipal após a retirada repentina e considerada ilegal da Gardel, que interrompeu unilateralmente os serviços na cidade, especialmente para os moradores de Engenheiro Pedreira.
A Prefeitura de Japeri já havia anunciado em nota pelas redes sociais, que a mesma empresa sofre medidas judiciais e, agora, inicia a substituição das linhas com uma nova operação emergencial, sem custo para os usuários. Os veículos do novo sistema começarão a rodar ainda nesta sexta-feira, com embarque gratuito para a população.
A prefeitura publicou na noite desta sexta-feira o Decreto nº 3.648/2025, que regulamenta a nova operação emergencial de transporte municipal com tarifa zero. O decreto estabelece que, a partir deste sábado, dia 03 de maio, os ônibus passarão a circular normalmente por todas as rotas afetadas, garantindo a mobilidade da população, com prioridade para a região de Engenheiro Pedreira, uma das mais prejudicadas pela interrupção dos serviços.
Ainda nesta sexta-feira, os bairros Cosme e Damião, Guandu e Santa Terezinha já foram atendidos com ônibus gratuitos, restabelecendo parte do transporte público afetado pela paralisação.
Mais cedo, relatos indicaram dificuldades no deslocamento: moradores do bairro Guandu chegaram a se locomover até o Centro de Japeri a pé ou por meio de moto-táxis, diante da ausência dos coletivos da antiga operadora.
A Prefeitura reforça que o transporte gratuito será mantido e que a população não ficará desassistida.