Saúde Mutirão de Cirurgias
Itaguaí realiza mutirão de cirurgias e reduz fila de espera para catarata e pterígio
Nos dias 3 e 4 de maio, mais de 50 procedimentos foram realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde
07/05/2025 13h53 Atualizada há 3 dias
Por: Redação da Folha
Foto: André Gomes/Comunicação PMI

A cidade de Itaguaí deu mais um passo importante para garantir qualidade de vida à população com a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas nos dias 3 e 4 de maio. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como foco reduzir a fila de espera para os procedimentos de catarata e pterígio, dois problemas que comprometem a visão e o bem-estar dos pacientes.

No sábado (3), mesmo durante o feriadão, foram realizadas 23 cirurgias de catarata. Já no domingo (4), a equipe médica realizou 35 procedimentos de pterígio. Alguns dos atendidos já estavam na segunda etapa do tratamento, operando o segundo olho após a recuperação do primeiro.

Continua após a publicidade

“Alguns pacientes aguardavam a cirurgia há muito tempo. É tudo indolor. Estamos determinados a zerar essa fila, e temos tudo o que é preciso no hospital para realizar esses procedimentos de forma segura e definitiva”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Rocha.

A catarata é caracterizada pelo envelhecimento natural do cristalino, lente do olho, levando à perda progressiva da visão. Já o pterígio é um crescimento benigno de tecido sobre o olho, que pode causar ardência, desconforto e também afetar a visão.

Os pacientes que apresentam sintomas como perda de contraste e baixa acuidade visual devem procurar a unidade de saúde mais próxima, onde serão avaliados e, se necessário, encaminhados ao Centro de Atendimento Especializado (Cemes).

Segundo Dr. Marcelo Rocha, novas datas para mutirões estão sendo programadas. Pacientes cadastrados no Sisreg serão chamados para agilizar os atendimentos:

“Queremos todos enxergando bem e com qualidade de vida”, concluiu o secretário.

A ação foi celebrada por diversos pacientes, que deixaram o hospital aliviados e emocionados, prontos para enxergar o mundo com novos olhos.