Segunda, 19 de Maio de 2025
19°C 29°C
Queimados, RJ

Nilópolis realiza VII Conferência Municipal das Cidades com foco em justiça social e sustentabilidade

Evento será no dia 15 de maio, no Centro, e contará com palestra do urbanista Vicente Loureiro

Por: Redação da Folha
13/05/2025 às 07h21 Atualizada em 13/05/2025 às 08h16
Nilópolis realiza VII Conferência Municipal das Cidades com foco em justiça social e sustentabilidade

A Prefeitura de Nilópolis promove, no dia 15 de maio, a VII Conferência Municipal das Cidades, com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. O evento será realizado das 8h às 17h, no auditório da 2ª Igreja do Nazareno, no Centro da cidade (Rua Vereador Francisco Nunes, 1423).

A conferência contará com palestra do arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, conselheiro da Agetransp e ex-secretário de Urbanismo de Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda, Barra Mansa e Paracambi. Ao final do encontro, será elaborado um relatório com as propostas debatidas, que será enviado à Conferência Estadual das Cidades. Também serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual.

Organizado pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, com apoio da Superintendência dos Conselhos Municipais e participação da sociedade civil, o encontro é aberto ao público. Para participar como delegado, convidado ou observador, é necessário realizar o credenciamento no local, das 8h às 8h45.

Durante o evento, após a palestra e a abertura para perguntas, os participantes serão divididos em três grupos de discussão, com os seguintes eixos temáticos:

  • Planejamento e políticas públicas urbanas;

  • Gestão estratégica e financiamento;

  • Temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública com foco no enfrentamento ao controle armado de territórios populares.

“Nosso objetivo é promover políticas públicas que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano de nossa cidade”, destacou Inez Simpliciano, superintendente dos Conselhos Municipais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários