Segunda, 19 de Maio de 2025
19°C 29°C
Queimados, RJ

Curta “Memória: História é Filme, Não é Foto” estreia no IFRJ Nilópolis

Produção dirigida por Emanuel Sant reúne talentos da região e propõe nova leitura da história brasileira

Por: Redação da Folha
13/05/2025 às 07h35 Atualizada em 16/05/2025 às 08h08
Curta “Memória: História é Filme, Não é Foto” estreia no IFRJ Nilópolis
Foto: Marina Maux

O curta-metragem “Memória: História é Filme, Não é Foto” terá sua estreia para convidados nesta quinta-feira (15/05), no auditório do IFRJ Nilópolis. Com direção de Emanuel Sant e roteiro assinado por ele, Victor Marino e NATÖ, o filme é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Com 17 minutos, o curta mistura ficção histórica e drama, trazendo uma narrativa que entrelaça passado, presente e futuro. Quatro personagens vivem diferentes momentos da luta por identidade e resistência: um escravizado em fuga, um artista que enfrenta o racismo atual, uma criança ambulante em um futuro igualitário e uma professora indígena que luta para manter viva a memória histórica.

O filme é inspirado na música homônima de NATÖ, artista de Duque de Caxias, e conta com Paulo D’Souza, Rita Niza, Fernando Lúcio e Miguel Queiroz no elenco. A trilha sonora e o grafite assinado por Bea Simões ampliam a experiência audiovisual para além da tela, homenageando figuras importantes da Baixada Fluminense, como Dudu de Morro Agudo, Malê e Heraldo HB.

A produção tem coordenação de Laura Gonna e grande parte da equipe é formada por profissionais capacitados pelo projeto EncontrArte Audiovisual, de Fábio Mateus. A exibição será restrita a convidados, devido à limitação de assentos no auditório. Mais detalhes pelo contato Laura Gonna (21) 99188-3071 ou pelo e-mail lagonna.prod@gmail.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários