Água Paralisação de Água
Sistema Guandu será paralisado para manutenção no dia 20 de maio
Intervenção da Cedae afetará o fornecimento de água em oito municípios do RJ
14/05/2025 08h30 Atualizada há 3 dias
Por: Redação da Folha

A Cedae realizará uma paralisação programada do Sistema Guandu na próxima terça-feira (20), das 0h às 20h, para a execução de manutenção preventiva voltada à modernização e ajustes operacionais. Durante esse período, a produção de água será temporariamente suspensa para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

As intervenções incluem a instalação de macromedidores, que vão aprimorar a medição do volume de água fornecido às concessionárias e permitir melhor controle de perdas, além de reparos técnicos e obras estruturais para garantir mais eficiência e segurança ao sistema.

Continua após a publicidade

Esses serviços são essenciais para assegurar a continuidade da operação plena do sistema de produção de água", explica Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.

A companhia recomenda que os moradores armazenem água com antecedência e evitem atividades que exijam alto consumo durante a paralisação. A distribuição de água nas cidades afetadas ficará a cargo das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme suas áreas de atuação.