Geral Consciência
Campanha Maio Amarelo é lançada em Duque de Caxias com alerta sobre acidentes
Ação destaca aumento de ocorrências em 2024 e foca na valorização da vida no trânsito
15/05/2025 07h11 Atualizada há 3 dias
Por: Redação da Folha
Foto: Diogo Peres

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Duque de Caxias lançou, na manhã desta quarta-feira (15), a Campanha Maio Amarelo, na Praça do Pacificador, no Centro. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a ação busca chamar atenção para o alto número de acidentes de trânsito e promover comportamentos mais seguros e responsáveis.

Como forma de impactar a população, um veículo acidentado foi exposto no local, simbolizando os riscos enfrentados nas vias. A iniciativa integra um movimento nacional que visa à redução de mortes e feridos no trânsito.

Continua após a publicidade

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado do Rio, o número de acidentes aumentou 13,84% em 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram registrados 23.761 acidentes, com 2.747 feridos e 2.230 mortes. Cerca de 45% ocorreram na capital e 34% na Região Metropolitana. Em Duque de Caxias, a Rodovia Washington Luiz é uma das vias com maior índice de ocorrências.

No Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, 1.206 vítimas de acidentes de trânsito já foram atendidas apenas até abril de 2024, dentro de um total de 4.089 registros no ano. A maioria envolve motociclistas.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Vinícius Carvalho, é necessário despertar um novo olhar sobre a responsabilidade no trânsito.

“Todos têm um papel fundamental para tornar o trânsito mais seguro, mais humano. Respeitar as leis é respeitar a vida. Nossas ações seguem durante todo o ano com fiscalização e educação. A vida está em primeiro lugar”, declarou.

A campanha seguirá com ações educativas, blitz de conscientização e parcerias com escolas e instituições, reforçando a importância da segurança viária em todo o município.