Domingo, 18 de Maio de 2025
19°C 28°C
Queimados, RJ
Publicidade

Magé lança pedra fundamental do novo campus do IFF

Unidade terá ensino técnico, profissionalizante e superior gratuito; previsão é iniciar atividades em pouco mais de um ano

Por: Redação da Folha
16/05/2025 às 18h31
Magé lança pedra fundamental do novo campus do IFF
Foto: Rômulo Barbosa

A cidade de Magé viveu um momento histórico nesta quinta-feira (15) com o lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) no município. A cerimônia, realizada em parceria com o Governo Federal, marca o início das obras da unidade, que irá oferecer ensino técnico, profissionalizante e superior gratuito para jovens e adultos mageenses.

O evento contou com a presença do prefeito Renato Cozzolino, da vice-prefeita Jamille Cozzolino, do reitor do IFF Victor Saraiva, além dos deputados federais Dilmas Gadelha, Lindbergh Farias e Benedita da Silva, do deputado estadual Vinícius Cozzolino, secretários e demais autoridades.

Esse é um sonho antigo. Vamos atender cerca de 1.400 alunos e gerar emprego com cerca de 200 trabalhadores. A política tem que ser usada como ferramenta de transformação de vidas, e é isso que estamos fazendo, afirmou o prefeito Renato Cozzolino.

O terreno, com 6.000 metros quadrados, foi doado pela Prefeitura e contará com estrutura completa: auditório, salas de aula, laboratórios, bloco pedagógico e administrativo, ginásio poliesportivo, refeitório e concha acústica. A unidade terá cursos livres, de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

É um momento histórico. Quantos jovens deixaram de estudar por falta de oportunidade? Agora, Magé passa a ser referência em educação pública de qualidade, destacou a vice-prefeita Jamille Cozzolino.

Segundo o reitor do IFF, Victor Saraiva, o campus reforça o papel da instituição no desenvolvimento regional:
Formamos profissionais voltados à cadeia produtiva local. Essa parceria com o município tem sido fundamental. A previsão é de que, em pouco mais de um ano, comecemos as atividades no local, disse.

A chegada do IFF representa um divisor de águas na educação mageense, com impacto direto no desenvolvimento humano, social e econômico da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários