O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) anunciou a interdição total da RJ-127, na altura da Serra de Paracambi, entre os dias 20 e 25, em horário integral, para dar início à montagem da nova ponte de 150 metros. A estrutura foi construída para substituir o trecho da rodovia que desabou durante as chuvas.
Durante esse período, o sistema Pare e Siga será suspenso e o tráfego será totalmente interrompido nos dois sentidos. A operação exige o uso de maquinário pesado e transporte de vigas, impossibilitando qualquer liberação parcial da pista.
Como rotas alternativas, o DER orienta que os motoristas usem a BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) e a RJ-125, passando pela RJ-121, até acessar novamente a RJ-127, em Vassouras. Outra opção é a Serra das Araras, seguindo pela RJ-145, em Piraí, até a RJ-133, em Mendes.
— Essa ponte irá trazer ainda mais segurança aos motoristas. Estamos trabalhando para recuperar uma rodovia importante para quem depende desse trajeto, afirmou o presidente do DER-RJ, Pedro Ramos.
Além da ponte, o DER realiza obras de recuperação em 13 km da via, com 22 pontos de contenção de encostas entre Paracambi e Mendes. Seis contenções já foram concluídas e outras três estão em fase final. Também estão sendo feitas intervenções de drenagem, pavimentação, instalação de barreiras de segurança e plantio de sete mil mudas de árvores. Uma escada hidráulica de 92 metros foi construída para o escoamento das águas da chuva e prevenção de deslizamentos.
Recentemente, o órgão entregou a recuperação do trecho entre a BR-116 e a entrada de Paracambi, com 12,5 km de novo pavimento e sinalização, em investimento de R$10 milhões. Já em janeiro deste ano, outras seis contenções de encostas foram entregues, totalizando mais de R$54 milhões em obras de segurança viária.
Morador de Paulo de Frontin, o operário André Luiz de Lima celebrou os avanços:
— Está melhorando muito o deslocamento da minha família e de todos os moradores. Acredito que, com o fim das obras, o transporte vai normalizar, disse.