Foi um sucesso a vacinação realizada no domingo, 18 de maio, no Parque Natural do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis. Dentro do programa ‘Bora Vacinar’, a iniciativa batizada de ‘Vacina da Família’ atraiu moradores de todas as idades, que aproveitaram a manhã ensolarada para se proteger contra a gripe e o sarampo.
Ao todo, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde aplicou 410 doses contra a gripe e 80 contra o sarampo — este último disponível para pessoas de até 59 anos. Pais, filhos, avós, amigos e casais formaram fila para garantir a imunização em uma manhã marcada por cidadania e bem-estar.
A ação foi mais uma das estratégias da Prefeitura para facilitar o acesso à vacina. No sábado anterior (10), foi realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza, com atendimento em todos os postos do município. Já na quarta-feira, a vacinação foi levada para a estação de trem do Centro, das 6h às 10h, na campanha intitulada ‘Vacina do Trabalhador’.
O secretário de Saúde, André Esteves, destacou o papel fundamental da vacinação:
“A vacina salva vidas, traz anticorpos para que, quando a gente tenha uma doença, os efeitos colaterais sejam menores.”
Ele aproveitou para anunciar novidades: em breve Nilópolis contará com um Centro de Imagem e uma Policlínica da Mulher no Centro da cidade.
“Estamos avançando cada vez mais na área da saúde”, reforçou.
Presente na ação, o prefeito Abraãozinho David agradeceu à equipe da saúde e destacou o esforço para levar os serviços públicos até a população:
“Quem trabalha de segunda a sábado não consegue ir a um posto. Trazer a vacinação ao Parque Farid Abrão é garantir saúde para todos.”
Também participaram o vice-prefeito Alvinho, o deputado estadual Rafael Nobre e o deputado federal Ricardo Abrão, que relatou encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para buscar investimentos no Hospital Municipal Juscelino Kubitschek (JK).
“A vacina significa saúde, significa vida. Chamem todos”, disse o deputado.
Logo na primeira hora, mais de 100 pessoas já haviam sido imunizadas. Os aposentados Regina Fonseca, 63 anos, e Hélio Figueiredo, 73, moradores de Olinda, foram dois dos vacinados.
“Deixei de tomar a vacina no ano passado, mas esse ano eu não faltei. É a primeira vez que venho ao Parque do Gericinó, aqui é muito bonito”, disse Regina.
“Melhor ainda quando tem um lanchinho”, completou Hélio, ao ver o café da manhã oferecido após a vacinação.
A manhã também teve pipoca, algodão doce e a presença dos personagens Minnie e Mickey, garantindo o encanto das crianças. O pequeno Arthur Tavares, de 10 anos, tomou a vacina da gripe ao lado dos pais:
“Eu tomo todo ano. É importante para não ficar doente”, afirmou.
Saúde, lazer e cuidado em um só lugar — e Nilópolis segue dando exemplo.