A Cedae lançou nesta sexta-feira (23/05) o segundo edital do programa Cedae + Sustentável, com foco no financiamento de projetos socioambientais em municípios do estado do Rio de Janeiro. Na Baixada Fluminense, as cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu estão entre os locais contemplados. A companhia vai destinar até R$ 1,75 milhão para apoiar até sete iniciativas de entidades privadas sem fins lucrativos, com valores de até R$ 250 mil por projeto.
O objetivo é impulsionar ações que promovam a proteção e recuperação ambiental, além da inclusão e do desenvolvimento social e econômico em comunidades periféricas. Os projetos devem estar alinhados a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: meio ambiente e desenvolvimento social; educação socioambiental; ou direitos humanos e cidadania.
As inscrições começam na próxima quinta-feira, 29 de maio, e seguem até o dia 30 de junho. As propostas devem ser enviadas por meio do site oficial do programa, em www.cedae.com.br/cedaesustentavel, onde também está disponível o edital completo.
A primeira edição do edital, realizada em outubro de 2024, já contemplou nove entidades que iniciaram a implementação de suas propostas. Os projetos são avaliados por uma comissão técnica da Cedae com base em critérios como impacto previsto, viabilidade de mensuração dos resultados, qualificação da equipe e estruturação do plano de execução.
A iniciativa reforça o compromisso da Cedae com os princípios ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, buscando transformar realidades em regiões como a Baixada Fluminense, por meio do fortalecimento de ações sustentáveis e sociais em territórios vulneráveis.