Geral Prevenção
Defesa Civil promove ações no Dia Municipal de Redução de Desastres em Duque de Caxias
Evento no Centro destacou importância da prevenção e apresentou Plano Municipal de Redução de Riscos
24/05/2025 10h21 Atualizada há 3 dias
Por: Redação da Folha
Foto: Débora Câmara / Letícia Vieira

A Defesa Civil de Duque de Caxias realizou, nesta sexta-feira (23), uma série de atividades em alusão ao Dia Municipal de Redução de Desastres. Com foco na conscientização e educação preventiva, o evento aconteceu na Praça do Pacificador, no Centro, e envolveu a população com distribuição de materiais informativos e orientações sobre como agir em situações de risco, especialmente em desastres naturais.

A secretária de Defesa Civil, tenente-coronel bombeiro Kaline Marcelino, destacou que o objetivo da iniciativa é reforçar a cultura da prevenção. “Quando a população entende os riscos e sabe como agir, as consequências de desastres naturais são muito menores. Esse trabalho educativo é essencial para fortalecer a cultura de prevenção”, afirmou.

Continua após a publicidade

Durante o evento, a Defesa Civil apresentou o Plano Municipal de Redução de Riscos, que prevê o mapeamento de áreas vulneráveis, obras de contenção e ações integradas com demais órgãos municipais. Entre os bairros que já estão recebendo intervenções estão Pantanal, Corte Oito, Guararapes e Saracuruna.

Presente à cerimônia, o superintendente Operacional da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Silva Costa, elogiou a iniciativa. “Duque de Caxias mais uma vez saindo na frente. Trabalhar o dia de redução de desastres é a missão de uma cidade que se importa com a vida”, declarou.

O Dia Municipal de Redução de Desastres foi instituído pelo Decreto nº 6.285, de 1º de abril de 2013, e está alinhado às diretrizes da ONU para a construção de comunidades mais seguras e resilientes. A Defesa Civil de Duque de Caxias permanece de plantão 24 horas e pode ser acionada pelos telefones 100 e 0800 022 30199 em caso de emergência.