A quarta edição da Expo Baixada Verde, realizada nesta quinta-feira (22) no Parque Municipal Sara Areal, em Nilópolis, consolidou a importância da Baixada Fluminense no cenário turístico e cultural do estado. O evento reuniu autoridades estaduais e representantes de nove municípios para debater estratégias de regionalização do turismo e valorização das manifestações culturais locais.
Com o tema “Baixada Verde dos Espetáculos: o que que a Baixada tem?”, a programação foi dividida em três eixos principais: o papel das escolas de samba, as festas populares e os mecanismos de captação de recursos para projetos culturais e turísticos.
São João de Meriti teve papel de destaque no evento. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro, ressaltou a importância da Expo para a articulação regional. “Esse evento promoveu um debate sobre as potencialidades artísticas da nossa região. Falamos sobre leis de fomento e o preparo das cidades para a Expo estadual que acontece em junho”, disse.
Meriti também foi representada com duas palestras — uma delas conduzida por Tião Pinheiro e a outra por Dilma dos Santos, baiana tradicional da Praça da Matriz, que falou sobre a cultura popular e o comércio tradicional. “Foi um momento de fortalecer o nome do nosso município como um dos grandes polos de produção cultural do estado”, destacou o secretário.
Estiveram presentes também o vice-prefeito de Nilópolis, Alvinho, o secretário municipal de Turismo de Nilópolis, Leandro Monteiro, e o presidente do IGR Baixada Verde e secretário de Cultura de Magé, Bruno Lourenço. O evento contou ainda com a presença da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que visitou os estandes e reforçou o apoio ao desenvolvimento cultural da região. O Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, não pôde comparecer, mas foi lembrado pelas contribuições contínuas ao projeto da Baixada Verde.
A feira contou com exposição de artesanato, produtos locais, empreendedores, além de apresentações culturais que movimentaram o Parque Sara Areal — revitalizado especialmente para o evento.
A edição de 2025 reforça o compromisso dos municípios da Baixada com o fortalecimento das identidades locais e com o crescimento do turismo regional de forma articulada e sustentável.