Quarta, 28 de Maio de 2025
21°C 30°C
Queimados, RJ

Jogos da Baixada 2025 são lançados com expectativa de reunir 3.200 atletas em 14 municípios

Vila Olímpica de Mesquita sediou o lançamento da 26ª edição do maior evento socioesportivo da Baixada Fluminense, que terá a abertura em São João de Meriti

Por: Redação da Folha
27/05/2025 às 09h36 Atualizada em 27/05/2025 às 09h57
Jogos da Baixada 2025 são lançados com expectativa de reunir 3.200 atletas em 14 municípios

Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, a Vila Olímpica de Mesquita foi palco do lançamento da 26ª edição dos Jogos da Baixada. O maior evento socioesportivo da região contará com a participação de 14 municípios, reunindo cerca de 3.200 atletas em nove modalidades esportivas, distribuídas ao longo de quatro finais de semana de competições.

As disputas ocorrerão nas modalidades de atletismo, futsal, handebol, voleibol, basquete, vôlei (de praia e de quadra) e natação. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 9 de agosto, na Vila Olímpica de São João de Meriti, que será a cidade anfitriã deste ano.

A competição é organizada pelo jornal O Dia, com o apoio de empresas do setor privado. A expectativa é de que o evento receba um público de aproximadamente 10 mil pessoas, formado majoritariamente por familiares dos atletas.

Para o prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, receber a abertura do evento é motivo de orgulho. “Este ano teremos a honra de sediar a abertura dos Jogos. É muito importante estar envolvido nesta competição. Espero que possamos sair campeões, mas, acima de tudo, o mais importante é o incentivo ao esporte para nossas crianças e jovens”, declarou.

O vice-presidente do jornal O Dia, Marcos Rezende, destacou a importância do projeto. “Organizar os Jogos sempre é um grande desafio, pois envolve 14 cidades. Sem dúvida, é um dos projetos mais transformadores da Baixada Fluminense. Um grande projeto socioesportivo que temos o prazer e a honra de executar”, afirmou.

De acordo com a organização, o evento gera, em média, mais de 600 empregos diretos e indiretos na região, além de fomentar a economia local com a contratação de empresas das cidades participantes para a operacionalização das competições.

Antonio Carlos Prazeres, coordenador dos Jogos da Baixada, ressaltou a tradição e o espírito de união que marcam o evento. “Estamos na 26ª edição dos Jogos da Baixada. São João de Meriti já foi campeã em algumas edições e chega este ano com boas chances de desempenho. Teremos várias atividades com atletas de até 17 anos, disputando pelas seleções municipais. Em todos esses anos, nunca tivemos incidentes graves. Os Jogos sempre foram marcados pela união das cidades por meio do esporte”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes e Lazer de São João de Meriti, Alan Cruz, reforçou a importância da participação da cidade. “É fundamental para nós participar dos Jogos da Baixada, até porque somos a porta de entrada da região. Neste ano, queremos retomar nossa história de vitórias e trazer esse troféu para os meritienses”, disse.

Com a expectativa de mais uma edição histórica, os Jogos da Baixada 2025 prometem unir esporte, juventude e cidadania em um verdadeiro festival de talentos e integração regional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários