Geral Fiscalização
PROCON-RJ autua 12 estabelecimentos por irregularidades em Nova Iguaçu e Nilópolis
Fiscalizações foram motivadas por denúncias de consumidores e resultaram na apreensão de produtos vencidos, falta de preços e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor
29/05/2025 15h29 Atualizada há 2 dias
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação / Procon

Uma operação de fiscalização do PROCON-RJ e da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) resultou na autuação de 12 estabelecimentos comerciais nos municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis, na Baixada Fluminense, entre os dias 27 e 28 de maio. As inspeções foram motivadas por denúncias feitas por consumidores, que relataram diversas infrações.

Em Nova Iguaçu, sete locais foram inspecionados: duas farmácias, duas lojas de pneus e três supermercados. Já em Nilópolis, cinco estabelecimentos foram fiscalizados, sendo três mercados e duas farmácias. Todos foram autuados por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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Nas farmácias, os fiscais encontraram preços mal sinalizados ou ausentes em diversos produtos. Também houve coleta de CPF de consumidores sem informação clara sobre o uso dos dados pessoais, prática considerada irregular pela legislação vigente.

Nas lojas de pneus, os agentes constataram a ausência de preços em produtos e serviços, além da falta do cartaz informativo 151 (que orienta o consumidor sobre seus direitos). Em uma das lojas, foram apreendidos 35 frascos de fluido para transmissão com rótulos em outro idioma, que foram devolvidos ao fornecedor.

Nos supermercados, a situação mais grave: foram encontrados cerca de 610 kg de alimentos impróprios para o consumo, entre produtos vencidos ou sem etiquetas de validade e manipulação. Além disso, havia comercialização de cigarros eletrônicos, prática proibida pela Anvisa, e problemas estruturais, como pisos danificados, ralos inadequados e chão rugoso, que comprometem a higiene do local.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância das denúncias feitas pela população:

— As fiscalizações foram motivadas por uma série de reclamações que recebemos tanto nos canais de atendimento da Secretaria como do PROCON-RJ. Este ano, o Código de Defesa do Consumidor completa 35 anos e é inadmissível que os estabelecimentos ainda o desrespeitem — afirmou o secretário.

Consumidores que identificarem irregularidades podem denunciar pelos canais oficiais da SEDCON e do PROCON-RJ.