Um levantamento realizado pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) registrou um aumento de 22,5% nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre janeiro e setembro deste ano. Ao todo, foram 1.771 atendimentos, dos quais 411 resultaram em internações, representando 24% do total. No mesmo período em 2023, o hospital contabilizou 1.440 atendimentos e 316 internações (22% dos casos).
Se o ritmo atual for mantido, o HGNI projeta atingir 2.361 atendimentos e 980 internações até o fim de 2024, a maior marca dos últimos cinco anos. Nesta terça-feira (29), Dia Mundial do AVC, a unidade de saúde registrava 23 pacientes internados pela doença, representando 7% de sua capacidade total.
“O Acidente Vascular Cerebral é uma condição de saúde gravíssima. Em nossas unidades de emergência, seguimos protocolos assistenciais para identificar mais precocemente o conjunto de sintomas, já que o tempo é um fator importante para um bom prognóstico no tratamento do paciente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Em alusão à data, o HGNI realizou um evento voltado à capacitação e conscientização dos funcionários sobre os sinais, sintomas e a prevenção do AVC. A iniciativa contou com a presença da enfermeira Andressa Amaral, do projeto ANGELS, que qualifica centros de saúde para atendimento a casos de AVC, além dos médicos especialistas do hospital.
Paulo Sérgio Pereira Sigolis, de 68 anos, que foi internado após sofrer um AVC, compartilhou seu relato durante o evento. Ele destacou a importância do rápido atendimento para sua recuperação, mencionando que os primeiros sinais foram dores de cabeça intensas, seguidas de dificuldade em mover a mão. “A agilidade do hospital foi o diferencial. Isso salvou minha vida”, declarou.
O AVC pode ser isquêmico, quando ocorre a obstrução de uma artéria, ou hemorrágico, quando há rompimento de um vaso sanguíneo, sendo este mais grave. Entre os sintomas, estão fraqueza súbita, confusão mental, dificuldade para falar, perda de equilíbrio e visão alterada. A prevenção envolve controle da pressão arterial e glicemia, consultas regulares, prática de exercícios e alimentação saudável.
Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 22°
ChuvaMín. 18° Máx. 20°
Chuva