Quinta, 21 de Novembro de 2024 03:24
(21) 983143759
Mobilidade Urbana Transporte Público

Moradores da Baixada Fluminense terão que usar dois cartões de transporte a partir de fevereiro

Sistema Jaé substitui o Riocard nos transportes do Rio de Janeiro e exige adaptação de quem trabalha na capital

10/11/2024 10h43 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação da Folha
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir de 1º de fevereiro de 2025, os moradores da Baixada Fluminense que utilizam o transporte público para trabalhar no município do Rio de Janeiro precisarão se adaptar a uma nova regra de bilhetagem. O sistema de transporte carioca passará a aceitar exclusivamente o cartão Jaé nos meios municipais, como ônibus, VLT, BRT, vans e cabritinhos. Isso significa que o Riocard, atualmente aceito nesses transportes, deixará de funcionar dentro da cidade do Rio, obrigando quem depende desses modais a ter o novo cartão.

Para evitar contratempos, os usuários que ainda não migraram devem fazer o cadastro no sistema Jaé o quanto antes. Com o novo cartão, será possível pagar passagens via Pix pelo aplicativo do Jaé ou utilizar um QRCode gerado no próprio celular, facilitando o acesso aos modais.

Além disso, idosos e estudantes terão atendimento específico: enquanto os idosos podem fazer o cadastro em lojas físicas ou solicitar entrega do cartão Jaé a domicílio, estudantes da rede pública e de instituições listadas pela Secretaria Municipal de Saúde receberão o cartão diretamente nas escolas ou instituições de ensino. Empresas que contratam funcionários que atuam na cidade do Rio também precisam fazer o cadastro de seus colaboradores até 31 de janeiro de 2025.

A mudança impacta o cotidiano de muitos trabalhadores da Baixada Fluminense, que agora precisarão carregar tanto o Riocard, para uso na região metropolitana, quanto o Jaé, exclusivo para o transporte carioca

Para acompanhar essas e outras notícias, acesse nosso canal no WhatsApp: Clique aqui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.