A criação da linha de ônibus que conecta Xerém à Barra da Tijuca segue gerando controvérsias. A Trel, empresa de transporte coletivo sediada em Duque de Caxias, enviou um ofício ao Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro) solicitando a suspensão do serviço. A empresa alega que não foi consultada sobre a implementação da linha e questiona a ausência de licitação, além de apontar sobreposição de 80% ao itinerário de sua rota existente, que liga Xerém ao Centro do Rio de Janeiro.
Apesar da contestação, as concessionárias Transportes Santo Antônio Ltda. (RJ-161) e Viação Vera Cruz S/A (RJ-205) apresentaram ao Detro uma proposta detalhada do quadro de horários para a operação do Serviço Complementar 417T Xerém-Barra da Tijuca SAC. Após análise, a Divisão de Transporte de Passageiros aprovou a programação, destacando uma boa oferta inicial de viagens que beneficia os usuários com uma nova opção de deslocamento.
Quadro de horários aprovado:
A polêmica foi intensificada após a cerimônia de apresentação da nova linha, realizada em 23 de dezembro de 2023. Durante o evento, um ônibus da própria Trel foi exibido como modelo para a operação, mesmo sem a empresa ter sido selecionada pelo Detro.
Confira o itinerário da nova linha:
Ida: Rodoviária de Xerém, Estrada de Xerém, Rua Doutor Sabino Árias, Rodovia BR-040, Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Ayrton Senna, Trevo das Palmeiras e Terminal Rodoviário Alvorada.
Volta: Terminal Rodoviário Alvorada, Avenida das Américas, Retorno sob o viaduto do Canal de Marapendi, Avenida das Américas, Avenida Ayrton Senna, Linha Amarela, Linha Vermelha, Rodovia BR-040, Rua Doutor Sabino Árias, Estrada de Xerém e Rodoviária de Xerém.
Enquanto o ofício da Trel segue em tramitação no Detro, a continuidade do serviço dependerá das decisões futuras, que devem considerar tanto os interesses das empresas quanto o impacto para os usuários.