A Área de Proteção Ambiental (APA) de Tinguá, em Nova Iguaçu, foi atingida por um incêndio no último domingo (9), mobilizando equipes da Guarda Municipal Ambiental (GMA), da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), brigadistas da APA e voluntários. O fogo teve início por volta das 13h30 e foi denunciado por um frequentador da região, permitindo uma ação rápida para conter as chamas.
Com esforço conjunto, os agentes conseguiram extinguir as diversas frentes de incêndio e impedir que o fogo atingisse áreas de vegetação preservada. No entanto, devido ao relevo irregular, a operação precisou ser interrompida às 19h15 para garantir a segurança da equipe. Um pequeno foco ainda permanecia entre a Estrada do Salgueiro e a Rua da Cachoeira, mas acabou sendo controlado naturalmente pela chuva no final da noite.
A principal suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por queima de resíduos em área aberta. O responsável ainda não foi identificado. “Colocar fogo em vegetação é crime e as pessoas têm que se conscientizar que estamos em um período de seca de um ano atípico. O incêndio provoca doenças respiratórias, destrói biomas, afeta a fauna e empobrece o solo”, alertou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A Prefeitura de Nova Iguaçu e a Guarda Municipal Ambiental seguem em alerta para evitar novos incêndios e reforçam a importância da participação da população. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (21) 3779-1183 ou pelo e-mail meioambiente@novaiguacu.rj.gov.br.