Quinta, 03 de Abril de 2025
24°C 33°C
Queimados, RJ

Reconhecimento facial leva à prisão de foragido na Baixada Fluminense

Sistema do CISPBAF identificou criminoso procurado há quase sete anos

Por: Redação da Folha
14/03/2025 às 15h48 Atualizada em 19/03/2025 às 16h26
Reconhecimento facial leva à prisão de foragido na Baixada Fluminense

Na manhã da última quinta-feira (13), um foragido da Justiça foi preso em Duque de Caxias graças ao sistema de reconhecimento facial do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF). O sistema, que está conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, emitiu um alerta após identificar o suspeito. A prisão foi realizada por policiais do 41º BPM (Irajá).

O detido era considerado de alta periculosidade, com um histórico de crimes violentos. Contra ele, havia um mandado de prisão por roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas. O criminoso estava foragido há quase sete anos.

A atuação integrada entre o CISPBAF e a Polícia Militar reforça o avanço do monitoramento tecnológico na Baixada Fluminense, ampliando a segurança pública na região. Além disso, o CISPBAF adotou um protocolo de comunicação com as Agências de Inteligência de batalhões em municípios vizinhos, fortalecendo as ações de combate ao crime.

Duque de Caxias conta atualmente com 320 câmeras de monitoramento, distribuídas pelos quatro distritos da cidade, sendo 135 equipadas com inteligência artificial. O uso dessa tecnologia tem sido fundamental para aprimorar o policiamento e garantir respostas rápidas às ocorrências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários