Sexta, 04 de Abril de 2025
22°C 30°C
Queimados, RJ

Nova Iguaçu promove projeto “Sou Autista - Sou Leitor - Sou Artista” em alusão ao Abril Azul

Iniciativa da Secretaria de Saúde busca ampliar as habilidades de crianças com TEA por meio da leitura e da arte

Por: Redação da Folha
03/04/2025 às 07h25 Atualizada em 03/04/2025 às 07h37
Nova Iguaçu promove projeto “Sou Autista - Sou Leitor - Sou Artista” em alusão ao Abril Azul
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu deu início ao projeto "Sou Autista - Sou Leitor - Sou Artista", uma ação especial em comemoração ao Abril Azul e ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento da leitura e a capacidade interpretativa e criativa de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A celebração ocorreu em quatro polos de atendimento: TEAbraçar 1, na Policlínica Geral de Nova Iguaçu (PAM Dom Walmor); TEAbraçar 2, no Centro de Atenção à Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas; Centro de Acolhimento ao Deficiente (CAD); e Centro Especializado de Saúde Paul Harris. No evento, além das atividades voltadas para as crianças, houve um momento especial com as mães atípicas, fortalecendo o vínculo familiar e a troca de experiências.

O projeto utilizou livros acessíveis e temáticos, permitindo que as crianças fizessem releituras práticas das histórias e criassem suas próprias narrativas. “É com muito orgulho que estamos hoje realizando esse projeto maravilhoso. Escolhemos fazer essa celebração em todos os polos que prestam atendimento e acompanham crianças com TEA para envolver toda a comunidade e mostrar a importância da data”, destacou o secretário de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

A psicóloga e coordenadora do TEA 1, Bruna Soares, também ressaltou a relevância da iniciativa: “Preparamos um livrinho onde nossas crianças foram direcionadas a escreverem e registrarem as emoções de tudo aquilo que elas compreenderam da sua leitura inicial. Tudo isso com a participação da nossa equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.”

Mães atípicas também compartilharam suas experiências, como Merilene de Souza, de 45 anos, que participou da celebração ao lado das filhas Ester, de 13 anos, e Isabela, de 10. “Esse projeto ajuda não só as crianças, mas também os pais a entenderem o mundo dos seus filhos e a lidarem melhor com o dia a dia”, afirmou.

A programação do Abril Azul segue em Nova Iguaçu. No próximo sábado (5 de abril), a partir das 8h, a Prefeitura promove a terceira edição da Caminhada de Conscientização do Autismo e Corrida Divertida, na Praça Vitória, na Avenida Luz, Bairro da Luz, próximo ao Shopping Nova Iguaçu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários