Com a chegada do feriado prolongado, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acende o alerta: as doações de leite materno caem drasticamente nesse período, comprometendo o atendimento a recém-nascidos prematuros internados na unidade.
A queda nas doações, comum durante feriados, férias e datas comemorativas, obriga o hospital a recorrer a fórmulas industrializadas, menos eficazes do que o leite humano, especialmente para os bebês mais frágeis. Segundo a diretora do BLH, Isabel Redigolo, o banco ainda não consegue atender todos os prematuros da UTI Neonatal. “Temos capacidade para captar e processar muito mais leite do que fazemos hoje. Doar é um ato de amor que pode salvar vidas. Cada gotinha de leite é uma gota de amor”, destacou.
Podem se tornar doadoras todas as mães saudáveis, em qualquer fase da amamentação, inclusive menores de idade, desde que não façam uso de medicamentos contraindicados. O leite coletado passa por pasteurização e um rigoroso controle de qualidade, garantindo segurança para os bebês.
O processo é simples: após o cadastro, a equipe do BLH vai até a residência da doadora — às terças e quintas-feiras — para recolher o leite e entregar novos kits com frascos esterilizados, touca e máscara. Não é necessário ir até o hospital.
Inaugurado em 2007, o BLH do HMAPN foi o primeiro da Baixada Fluminense e também presta assistência a mães com dificuldades na amamentação.
As interessadas em doar podem obter mais informações pelo telefone (21) 99921-5020. O hospital fica na Rodovia Washington Luiz, km 109 – BR 040 – Jardim Primavera.
Doe leite materno. Ajude a salvar vidas.