Sábado, 19 de Abril de 2025
21°C 32°C
Queimados, RJ

Itaguaí inicia demolição de antigo hospital para construir nova maternidade com Centro de Parto Normal

Prédio do Hospital Nossa Senhora da Guia dará lugar a unidade moderna voltada ao atendimento humanizado de gestantes e bebês

Por: Redação da Folha
17/04/2025 às 08h11 Atualizada em 17/04/2025 às 08h50
Itaguaí inicia demolição de antigo hospital para construir nova maternidade com Centro de Parto Normal
Foto: Rui Okada/Comunicação PMI

A Prefeitura de Itaguaí iniciou na última terça-feira (15) a demolição do antigo prédio do Hospital Nossa Senhora da Guia, no Centro da cidade. Fundado em 1956, o hospital fez parte da história da saúde local por décadas e foi referência em atendimentos à população, mas há anos enfrentava abandono e deterioração.

No local, será construída uma nova maternidade com um moderno Centro de Parto Normal (CPN), voltado ao atendimento humanizado e seguro de gestantes e recém-nascidos. De acordo com o prefeito Haroldo Jesus, o recurso federal para viabilizar a obra foi liberado na última sexta-feira (11), e a licitação para a construção será realizada no dia 13 de junho.

“A população de Itaguaí não aguentava mais essa história de promessas não cumpridas. Hoje, deixamos de lado as palavras e damos início a uma nova realidade”, declarou o prefeito, destacando a importância do novo equipamento de saúde para o município.

Segundo o secretário municipal de Obras, Agenor Teixeira, o antigo prédio não atendia mais às exigências técnicas e estruturais para abrigar uma unidade de saúde atualizada. “Os corredores são estreitos, há muitas escadas internas e o espaço não comporta as adequações necessárias. O novo projeto será mais moderno e preparado para cumprir todas as exigências do Ministério da Saúde”, explicou.

O novo complexo será construído com ambientes amplos, acessíveis e planejados para oferecer conforto, segurança e eficiência no cuidado materno-infantil. A iniciativa marca uma nova fase na saúde pública de Itaguaí, resgatando a importância histórica do espaço com um olhar voltado para o futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários