Agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu realizaram nesta quinta-feira (24) a soltura de uma jiboia de 2,5 metros na Área de Proteção Ambiental de Tinguá. A cobra foi resgatada na residência de um morador da Rua do Jordão, no bairro Nova Brasília, localizada próxima a uma área rural. O animal estava em boas condições de saúde e sem sinais de ferimentos.
O pedreiro Ronaldo Domingos Martins, de 52 anos, foi quem encontrou a jiboia em seu quintal, na manhã de quarta-feira (23). “Notei que galinhas do vizinho estavam sumindo. Pedi para roçarem o mato no meu quintal e encontramos a cobra enrolada, ao lado de uma bananeira”, contou. Ronaldo e vizinhos capturaram o animal com segurança e o colocaram dentro de uma manilha para evitar fugas. “Temos que proteger o animal e devolvê-lo à natureza, não matá-lo”, afirmou.
Essa não foi a primeira vez que Ronaldo encontrou uma cobra no local. Há oito meses, ele viu uma outra serpente de menor porte, que acabou fugindo para a mata antes de ser capturada.
O chefe da APA de Tinguá, Carlos Januzzi, elogiou a atitude do morador e reforçou o alerta: “O animal silvestre pode ser perigoso. A recomendação é nunca tentar manipulá-lo. Esse trabalho deve ser feito por profissionais capacitados”, destacou.
Além de cobras, a Guarda Municipal Ambiental já resgatou em 2025 animais como gambás, araras e um tamanduá-mirim. Quem encontrar animais silvestres pode acionar o resgate pelo telefone (21) 3779-1183.
A jiboia resgatada agora vive novamente em seu habitat natural, na mata preservada de Tinguá, onde poderá cumprir seu papel no ecossistema longe do ambiente urbano.