Quarta, 30 de Abril de 2025
19°C 25°C
Queimados, RJ

Nova Iguaçu inaugura Secretaria da Mulher e amplia políticas públicas de acolhimento e direitos

Nova sede da SEMUNI representa marco histórico para 434 mil mulheres iguaçuanas e já oferece serviços de apoio psicológico, jurídico e cursos de capacitação

Por: Redação da Folha
29/04/2025 às 09h33 Atualizada em 29/04/2025 às 13h37
Nova Iguaçu inaugura Secretaria da Mulher e amplia políticas públicas de acolhimento e direitos
Foto: Alziro Xavier/PMNI

A Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou, nesta segunda-feira (28), a sede da Secretaria Municipal da Mulher (SEMUNI). Criada pela atual gestão, a secretaria é um importante canal de escuta, representatividade e garantia de direitos para as 434.168 mulheres que vivem no município, número que representa 51,5% da população iguaçuana, segundo o Censo do IBGE de 2022. A nova sede está localizada na Rua Terezinha Pinto, nº 297, no Centro.

O evento de inauguração reuniu autoridades como o prefeito Dudu Reina, a vice-prefeita e secretária da Mulher, Doutora Roberta, além da primeira-dama do Estado do Rio, Analine Castro, e da secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar. Deputados, vereadores e demais secretários municipais também participaram da celebração.

“Hoje é um dia histórico para nossa cidade. Inauguramos com muito orgulho a sede da Secretaria da Mulher, um espaço voltado exclusivamente para acolher, apoiar e empoderar as mulheres iguaçuanas. Vamos oferecer serviços especializados com profissionais capacitados para atender vítimas de violência e desenvolver políticas públicas que ampliem os direitos e oportunidades”, afirmou o prefeito Dudu Reina.

Antes mesmo da sede ser oficialmente inaugurada, a SEMUNI já atuava no território com ações como a “Rota da Mulher SEMUNI”, realizada em março durante a semana do Dia Internacional da Mulher. A ação itinerante atendeu mais de 10 mil mulheres em diversos bairros e revelou, por meio de pesquisa, que 48,5% das entrevistadas são responsáveis pelo sustento familiar, e 20% atuam como empreendedoras nos ramos de beleza e gastronomia.

Com a nova estrutura, a SEMUNI passa a oferecer cursos de capacitação, projetos sociais, escola de negócios, suporte psicológico e orientação jurídica. Também funcionará na sede o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu (CEAM/NI), reforçando o atendimento integral às mulheres do município.

“Esta secretaria dará voz a todas aquelas que enfrentaram o silêncio, a violência e o preconceito ao longo dos anos. Aqui, elas encontrarão acolhimento, proteção e transformação”, destacou a vice-prefeita e secretária da Mulher, Doutora Roberta.

A primeira-dama do estado, Analine Castro, celebrou o crescimento do número de secretarias da mulher nos municípios fluminenses: “Com Nova Iguaçu, já são 25 cidades com Secretarias da Mulher. Isso mostra que estamos no caminho certo, oferecendo o cuidado e os direitos que nossas mulheres merecem”, afirmou.

Ainda nesta segunda-feira (28), a Prefeitura entregou um novo espaço no Hospital Iguassú – Maternidade Mariana Bulhões: a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, iniciativa do Ministério da Saúde. O ambiente vai oferecer conforto, privacidade e segurança para funcionárias da unidade retirarem e armazenarem leite materno ou amamentarem seus bebês durante o expediente.

O espaço respeita o artigo 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante às mulheres trabalhadoras dois descansos especiais de meia hora para amamentação durante a jornada. A ação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho e simboliza mais um avanço nas políticas públicas voltadas às mulheres em Nova Iguaçu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários