Itaguaí, na Baixada Fluminense, ganhou nesta quarta-feira (30) uma nova base do Programa Segurança Presente. A cerimônia de apresentação aconteceu pela manhã e contou com a presença do prefeito Haroldo Jesus, do secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Roberto Lucio Guimarães, e do coordenador do programa, Major Carlos Eduardo Panza Nunes.
Criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Segurança Presente é um programa de policiamento de proximidade que tem como objetivo aumentar a sensação de segurança, melhorar a qualidade de vida da população e oferecer apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os agentes atuam com patrulhamento ostensivo, abordagens e atendimento direto à população.
Em Itaguaí, o programa está em funcionamento desde agosto de 2020. Atualmente, a cidade conta com 15 agentes fixos em funções administrativas e 24 policiais militares que operam em sistema de escala rotativa. Até então, a base operacional funcionava na Rua Prefeito José Maria de Brito, no bairro Monte Serrat. Esse espaço seguirá em atividade, mas passará a ser exclusivamente administrativo.
A nova base, mais próxima do Centro de Itaguaí, está localizada na Rua Curvelo Cavalcanti, nº 475, em um imóvel que antes abrigava a antiga sede da Secretaria de Trânsito e, posteriormente, a base operacional do Samu. Antes da mudança, o local passou por uma reforma feita pela Secretaria Municipal de Obras, que incluiu pintura nas cores da Polícia Militar, melhorias elétricas e hidráulicas, e a instalação de uma nova identidade visual.
De acordo com o secretário Roberto Lucio, a nova localização foi pensada estrategicamente. “A nova base fica em um local estratégico, vai trazer mais visibilidade e, por isso, mais segurança para o cidadão”, destacou.
Com a nova instalação, Itaguaí reforça seu compromisso com a segurança pública, demonstrando que, mesmo diante de desafios, a Baixada Fluminense continua investindo em ações que aproximam a polícia da população e promovem cidadania no dia a dia.