Sexta, 02 de Maio de 2025
17°C 26°C
Queimados, RJ

Nova Iguaçu intensifica limpeza de rios e já removeu 17 mil toneladas de resíduos em 2025

Ações da Prefeitura da Baixada Fluminense visam prevenir alagamentos com limpeza contínua de rios, canais e valões

Por: Redação da Folha
01/05/2025 às 08h31 Atualizada em 01/05/2025 às 08h54
Nova Iguaçu intensifica limpeza de rios e já removeu 17 mil toneladas de resíduos em 2025
Foto: Alziro Xavier / PMNI

Em um esforço contínuo para reduzir os impactos das chuvas intensas, principalmente durante o verão, a Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, segue firme com os trabalhos de limpeza, manutenção e desassoreamento dos rios, canais e valões da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, acontece durante todo o ano e já resultou na retirada de 17 mil toneladas de resíduos apenas em 2025.

Na última terça-feira (29), as equipes da Prefeitura realizaram uma nova etapa do serviço no Rio das Velhas — também conhecido como Rio Guaraná —, no bairro Miguel Couto. A operação resultou na remoção de 400 toneladas de lixo, o equivalente a 16 caminhões carregados de resíduos. Paralelamente, os trabalhos também estão em andamento nos rios Botas e Cabenga, na região de Prados Verdes.

“As mudanças climáticas têm deixado as chuvas mais intensas e imprevisíveis. Por isso, a limpeza dos rios precisa ser constante, não pode se concentrar apenas no verão. Esse trabalho contínuo é essencial para evitar transbordamentos e preservar a segurança da população”, afirmou o prefeito Dudu Reina.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Ferreira da Silveira, os resíduos retirados incluem não apenas lama e barro, mas também uma grande quantidade de lixo doméstico e entulho. “Infelizmente, muitos moradores ainda descartam móveis, sacos de lixo, pneus, garrafas e até sofás nos rios. Esse material bloqueia o fluxo da água e contribui para alagamentos. A população precisa entender que o que vai para o rio pode voltar para dentro de casa durante uma enchente”, alertou o secretário.

A Prefeitura de Nova Iguaçu reforça que oferece serviços gratuitos de coleta de resíduos. Para retirada de eletrônicos, basta ligar para (21) 4141-4920. Já para eletrodomésticos, os números são 0800 023 2626, 2768-9234 ou 2768-8024. Há também um canal para solicitação de coleta de recicláveis pelo e-mail: coletaseletiva.semusd@novaiguacu.rj.gov.br.

Com ações como essa, Nova Iguaçu segue se destacando entre os municípios da Baixada Fluminense pelo compromisso com a prevenção de desastres naturais e com o cuidado ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários