Domingo, 25 de Maio de 2025
18°C 28°C
Queimados, RJ

Itaguaí reconhece fibromialgia como deficiência e entrega cartões de vaga especial

Secretaria de Transportes inicia distribuição domiciliar dos cartões para PCDs e idosos

Por: Redação da Folha
24/05/2025 às 10h23 Atualizada em 25/05/2025 às 13h48
Itaguaí reconhece fibromialgia como deficiência e entrega cartões de vaga especial

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Itaguaí (SMTMU) realizou, na última terça-feira (20), um café da manhã especial em parceria com o grupo Unifibro, formado por pessoas com fibromialgia. O encontro marcou a entrega dos primeiros cartões de estacionamento em vaga especial para esse público, consolidando um avanço importante em inclusão e acessibilidade no município.

A ação ocorre após a sanção da Lei Municipal nº 4.209/2025, que reconhece oficialmente a fibromialgia como uma condição de deficiência. A medida garante aos portadores da síndrome o direito de estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos. A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dor generalizada, fadiga e outras limitações, tornando essencial o acesso a políticas de apoio.

Durante o evento, os participantes também assistiram a palestras com profissionais da saúde e representantes da causa, como Mirlene Gualandi de Sá (Unifibro), Dra. Beatris Cardoso Jacklen (médica), Camila Katsue Fuzyama Amorim (fisioterapeuta), Fábia Cristina de Oliveira Araújo (coordenadora do CEFF) e Leila Claudia Monteiro (representando o NEPS).

A SMTMU ainda anunciou uma nova logística de entrega dos cartões de estacionamento: a partir de agora, eles também poderão ser entregues diretamente na residência dos beneficiários, aumentando a comodidade e a acessibilidade do serviço.

A secretaria reforça que o direito ao cartão de vaga especial é garantido por lei a idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência. Para solicitá-lo, é necessário procurar o setor de Protocolo da Prefeitura de Itaguaí. No caso de PCDs, é obrigatória a realização de perícia médica. Após a abertura do processo, o solicitante será informado sobre a previsão de retirada do cartão na sede da SMTMU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários