Baixada Verde elege nova diretoria e reforça estratégia para impulsionar o turismo regional

Secretário de Turismo de Nilópolis, Leandro Monteiro assume presidência da IGR Baixada Verde para o biênio 2026-2027

A Instância de Governança Regional (IGR) Baixada Verde iniciou uma nova fase de sua atuação com a eleição da diretoria que conduzirá os trabalhos da entidade durante o biênio 2026-2027. Em votação por aclamação realizada no último dia 18 de junho, o secretário municipal de Turismo, Eventos e Juventude de Nilópolis, Leandro Monteiro, foi escolhido para presidir a organização.

A nova composição da diretoria conta ainda com Josilene Satyro Saldanha Cordeiro, subsecretária de Trabalho, Renda, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Japeri, na vice-presidência, e Gil Nascimento, vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Belford Roxo, como secretário executivo.

A eleição representa um novo passo na consolidação da Baixada Verde como região turística integrada. Formada por Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e São João de Meriti, a região reúne importantes patrimônios ambientais, históricos, culturais e religiosos, além de concentrar aproximadamente um terço da Mata Atlântica preservada existente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Entre os principais atrativos estão parques naturais, reservas ambientais, cachoeiras, roteiros rurais, manifestações culturais tradicionais e algumas das mais conhecidas escolas de samba do país, como a Beija-Flor de Nilópolis, a Acadêmicos do Grande Rio, a Inocentes de Belford Roxo e a Unidos da Ponte.

Segundo o novo presidente, um dos principais desafios da gestão será ampliar a visibilidade da região e fortalecer sua presença no mercado turístico estadual e nacional. A proposta é valorizar os atrativos já existentes e combater estigmas históricos que ainda limitam o potencial turístico da Baixada Fluminense.

Criada em 2017, inicialmente como um fórum regional de turismo, a Baixada Verde evoluiu para um conselho regional no ano seguinte, consolidando sua representatividade institucional. Também em 2018 foi elaborado o Estatuto do Conselho da Região Turística Baixada Verde, ampliando sua participação em programas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Ao longo dos últimos anos, a governança regional atuou na criação de roteiros integrados, capacitação de profissionais, participação em feiras especializadas e fortalecimento da identidade turística dos municípios. Uma das principais conquistas foi a elaboração do Plano Estratégico da Região Turística Baixada Verde, desenvolvido em parceria com órgãos estaduais e instituições de apoio ao empreendedorismo.

Entre as metas anunciadas para o novo mandato estão o fortalecimento da participação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, a ampliação das ações de divulgação da região, a atração de investimentos para infraestrutura turística, o incentivo ao turismo sustentável, a criação de novos roteiros integrados e a geração de emprego e renda por meio da atividade turística.

A nova diretoria também pretende promover maior aproximação entre lideranças políticas, empresariais, culturais e representantes da sociedade civil que participaram da construção da governança regional desde sua criação.

Com milhões de habitantes, localização estratégica e um patrimônio ainda pouco explorado pelo mercado turístico, a Baixada Verde busca consolidar o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, valorização cultural e inclusão social. A expectativa é transformar os potenciais naturais e históricos da região em oportunidades concretas para a população dos dez municípios que integram a iniciativa.

Comentários

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário