Duque de Caxias será palco, nos dias 26 e 27 de junho, da 21ª Conferência Municipal de Saúde, encontro que reunirá representantes do poder público, profissionais da área e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir os desafios e os rumos da saúde pública no município. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento acontecerá na unidade do SEST/SENAT, localizada em Chácaras Arcampo.
A conferência é considerada um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde. Ao longo dos dois dias, os participantes irão debater propostas voltadas ao fortalecimento do SUS, ao financiamento da saúde pública, à ampliação do acesso aos serviços e aos desafios enfrentados pelo sistema diante de questões como emergências climáticas e justiça socioambiental.
As inscrições foram realizadas entre os dias 5 e 19 de junho e todas as 144 vagas destinadas às pessoas delegadas foram preenchidas. A distribuição contemplou representantes dos segmentos de usuários, profissionais de saúde e gestores ou prestadores de serviços. Segundo a organização, caso haja ausências durante o credenciamento no primeiro dia do evento, novas inscrições presenciais poderão ser realizadas entre 11h e 12h do dia 26, respeitando o quantitativo de vagas disponível para cada segmento.
Além dos debates técnicos, a conferência terá papel estratégico na escolha dos representantes de Duque de Caxias para a próxima etapa estadual da Conferência de Saúde do Rio de Janeiro. As propostas aprovadas durante os grupos de trabalho e na plenária final serão encaminhadas para discussão em âmbito estadual, contribuindo para a formulação de diretrizes para a saúde pública.
A programação contará com palestras sobre temas considerados fundamentais para o futuro do SUS. Entre eles estão a saúde como direito, o financiamento adequado do sistema, a defesa da vida e da saúde diante das mudanças climáticas, além da integração dos territórios e do cuidado integral à população. Especialistas, pesquisadores e representantes da área da saúde participarão das atividades como palestrantes e mediadores.
O encontro também marca um momento simbólico para a saúde pública do município. Em 2026, o Conselho Municipal de Saúde de Duque de Caxias (COMSADC) completa 35 anos de atuação. Criado pela Lei Municipal nº 1.068/1991 e posteriormente atualizado pela Lei nº 2.716/2015, o conselho desempenha papel fundamental no acompanhamento e fiscalização das políticas públicas de saúde no município.
A abertura oficial da conferência está prevista para a manhã do dia 26 de junho e contará com uma homenagem póstuma à conselheira Maria José dos Santos Peixoto, conhecida como Zezé, profissional que teve importante atuação na área da enfermagem e na participação social em saúde.
Já no segundo dia, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para discutir os quatro eixos temáticos da conferência. As propostas elaboradas serão submetidas à votação na plenária final, que também elegerá os delegados responsáveis por representar Duque de Caxias na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
O evento acontecerá das 8h às 17h nos dois dias, na unidade do SEST/SENAT localizada na Estrada Boitatá, nº 449, em Chácaras Arcampo, Duque de Caxias, reunindo representantes da sociedade civil e do setor público em mais uma etapa do processo democrático de construção das políticas de saúde.






Comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo.
Seja o primeiro a comentar!