Nilópolis realiza 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira

Evento reunirá representantes da sociedade civil, profissionais da saúde e autoridades para debater propostas para o SUS e eleger delegados para a etapa estadual da conferência

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (25) a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro será realizado a partir das 10h na Primeira Igreja do Nazareno de Nilópolis, localizada no Centro da cidade.

O evento reunirá representantes da rede municipal de saúde, integrantes de conselhos da sociedade civil organizada e autoridades públicas para discutir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão escolhidos os delegados que representarão o município na 10ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para ocorrer entre janeiro e abril de 2027. Já a etapa nacional está programada para julho do próximo ano.

A conferência terá como tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, abordando diferentes desafios e perspectivas para o sistema público de saúde brasileiro.

Entre as autoridades aguardadas estão o prefeito Abraãozinho, o secretário municipal de Saúde, André Esteves, o deputado estadual Rafael Nobre e o deputado federal Ricardo Abrão, além de representantes de diversos setores da sociedade.

A programação contará com palestras divididas em quatro eixos temáticos. O primeiro, “Democracia, saúde como direito e soberania nacional”, será apresentado pela advogada Rozaria Silva, representante da OAB Nilópolis.

Na sequência, o servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Franklin Monteiro, abordará o tema “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”.

O terceiro eixo será conduzido pela farmacêutica Patrícia Eunice, que discutirá “Os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental”.

Encerrando as apresentações, o servidor da SEMUSA Otávio Barros falará sobre “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”.

Após as palestras, será encerrado o credenciamento dos participantes. Em seguida, os inscritos participarão de grupos de trabalho para aprofundar os debates dos eixos temáticos apresentados durante a manhã.

As discussões resultarão em relatórios contendo propostas e moções que serão submetidas à votação na plenária final. Ao término dos trabalhos, serão eleitos os representantes de Nilópolis que participarão da etapa estadual da conferência.

A iniciativa busca fortalecer a participação popular na formulação das políticas públicas de saúde e contribuir para a construção de propostas que possam aprimorar o atendimento prestado pelo SUS à população.

Notícia Minuto a Minuto - Entrevista com a Doutora Katia Mello sobre o mutirão oftalmológico em Duque de Caxias no dia 26 de maio de 2026
00:00:00

Comentários

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo.

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário